Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Azimute e Elevação voltar

Para que você encontre um objeto no céu, seja um satélite ou planeta, é usado um sistema de coordenadas, conhecido como Coordenadas Altazimutais .

Apesar do nome complexo, na realidade são fáceis de entender e se valem de conceitos simples: o Azimute e a Elevação.

O azimute e a elevação são coordenadas locais, ou seja, valem somente para determinado local de observação. Valores válidos para São Paulo, por exemplo, serão diferentes para valores válidos para Goiânia, etc.

Uma vez que você compreenda (é fácil) o conceito apresentado, saberá para onde olhar para ver a Estação Espacial, Planetas, Iridium Flare, etc. Como exemplo, vamos supor que você deseje ver a Estação Espacial Internacional, que em determinado dia poderá ser vista no azimute de 45 graus com elevação de 55 graus.

AZIMUTE
Lembra-se dos Pontos Cardeais e dos valores marcados em uma bússola? Então já tem 90% do caminho andado!

O Azimute é o valor em graus contado a partir do Norte, no sentido dos ponteiros do relógios, e que indica um ponto qualquer no horizonte. Os valores de azimute variam de zero a 360 graus. O requisíto básico para conhecer um determinado azimute é saber onde fica o Norte. Para isso você vai precisar de uma bússola.

ÂNGULO DE ELEVAÇÃO
Da mesma maneira que o azimute, a elevação de um objeto no céu também é medida em graus e nada mais é do que a altura do objeto (satélite, planeta, etc) acima da linha do horizonte.

Os valores do ângulo de elevação variam desde zero grau quando o objeto está sobre a linha do horizonte até 90 graus, quando está exatamente sobre nossa cabeça. Esse ponto é conhecido como Zênite .

A ilustração acima exemplifica o conceito e mostra onde achar a Estação Espacial citada no exemplo, no ângulo de elevação de 55 graus.

Agora que você já sabe para onde olhar, exercite seu aprendizado, localizando os objetos mostrados na página do O Céu da Cidade , Rastreio de Satélites .


Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin