
Uma área de chuva forte pode ser formar em apenas 15 minutos, explica o meteorologista Augusto José Pereira Filho, coordenador do LabHidro. O novo radar promete ser mais eficaz à medida que consiguirá fornecer informações precisas com maior antecedência à Defesa Civil e a população.
O aparelho estima ainda a quantidade de milímetros de chuva que irá cair em uma determinada zona da cidade. A novidade estará a serviço de Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE) daqui um mês, coincidindo com o período do aumento de chuvas na cidade.
A equipe de profissionais passará por um treinamento prévio. “É uma ferramenta nova, com complexidade maior do que as que a gente tem hoje”, afirmou Flavio Conde, coordenador do Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (SAISP) ligado ao CGE.
Atualmente, apenas a cidade de Barueri na Grande São Paulo utiliza informações deste radar em parceria com a USP. Para a Defesa Civil informações antecipadas são cruciais para salvar vidas.
Aumento da chuva em SP
O Laboratório de Hidrometeorologia elaborou uma pesquisa e constatou que a umidade relativa do ar na região metropolitana de São Paulo caiu 7% no período de 70 anos. Em sete décadas, a temperatura também subiu 2,1 graus. Com a cidade mais quente, a garoa típica paulistana deu lugar às tempestades.
Hoje, o CGE não tem como prever o volume exato da chuva. A grande quantidade de água em poucas horas muitas vezes surpreende os órgãos de Defesa que não conseguem emitir alertas precisos de alagamentos e risco de transbordamento de córregos na cidade de São Paulo.
Foto: Radar do Laboratório de Hidrometeorologia poderá estimar a quantidade de milímetros de chuva que irá cair em uma determinada zona da cidade, além de prever a formação de tempestade com até 1h de antecedência: Crédito: CGE/Divulgação.



