Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Astronomia
Segunda-feira, 14 jan 2013 - 06h49

Cientistas descartam impacto do asteroide Apophis em 2036

Pesquisadores da agência espacial americana, Nasa, deram um verdadeiro banho de água fria nas tentativas recentes de se criar uma nova data fatídica para o fim do mundo. Utilizando dados recentes, os cientistas concluíram que as chances de Apophis se chocar com a Terra são agora muito remotas. Ufa!

Asteroide Apophis
Clique para ampliar

Descoberto em 19 de junho de 2004, Apophis ganhou rapidamente a atenção dos cientistas e do público em geral. E não é para menos. A rocha tem cerca de quatro vezes o tamanho de um campo de futebol e os cálculos iniciais indicavam que existiam 2.7% de possibilidades de impacto durante a aproximação prevista para o ano de 2029 e grande chance para o rasante que ocorrerá em 2036.

Algum tempo depois, após extensiva reanálise de dados a previsão de impacto para 2029 foi descartada, mas as chances de que Apophis poderia se chocar contra a Terra em 2036 estava mantida, o que fez de Apophis um dos objetos mais perigosos de todos os tempos a ameaçar realmente o nosso planeta.

Recentemente, utilizando dados de telescópios óticos e radioastronomia do Sistema Solar, pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, refizeram os cálculos e concluíram que as chances de Apophis se chocar contra a Terra em 2036 são mínimas e descartaram essa possibilidade.

"Com os novos dados coletados pelos observatórios ópticos de Monte Madalena, no Novo México e Pan-Starrs, no Havaí, além de dados do Goldstone Solar System Radar nós verificamos que a chance de impacto é agora muito menor que aquela calculada anteriormente e não passa de 1 em 1 milhão", disse Don Yeomans, chefe do programa NEO de Objetos Próximos à Terra, do JPL.


Asteroides Próximos
Mesmo com o risco impacto estar descartado, a aproximação de 13 de abril de 2029 será um verdadeiro show no espaço, pois pela primeira vez na história um asteroide conhecido e das dimensões de Apophis passará tão perto da Terra. Os cálculos mostram que essa imensa rocha cruzará a órbita do nosso planeta a apenas 31.300 km de altitude.

Apesar desse rasante ser realmente histórico, até 2029 ou 2036 aproximações muito mais perigosas acontecerão diversas vezes.

Um delas é a do asteroide 2012 DA14, de 40 metros de comprimento, que em 15 de fevereiro de 2013 passará a apenas 27 mil quilômetros da Terra. Estão preparados?


Artes: no topo, concepção artística mostra as feições do asteroide Apophis, de 325 metros. No vídeo, passagem do asteroide nas cercanias da Terra, em 9 de janeiro de 2013 e registrada pelo astrônomo Gustavo Muller, do Observatório de Nazareth, nas Ilhas Canárias. Créditos: Gustavo Muller, Apolo11.com.






Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um tolo com instrução é um tolo maior que um com falta dela." - Benjamim Franklin