Os Russos estão chegando.
Um sonda soviética entra na órbita Lunar


Enquanto os astronautas seguiam em direção à Lua, uma conferência de imprensa atraia uma multidão de repórteres ao auditório do Centro de Controle da Missão, em Houston. O motivo era o pronunciamento do coronel Frank Borman, comandante da Apollo 8, confirmando que a sonda soviética Luna 15 acabava de entrar na órbita lunar.


Clique para ampliar

A sonda havia sido lançada três dias antes da Apollo 11 e era a terceira missão soviética não tripulada que tentaria descer na Lua, recolher amostras do solo e trazê-las para a Terra. A corrida à Lua nunca fora tão acirrada e os soviéticos aproveitaram toda a publicidade em torno da missão Apollo 11 para lançar uma missão simultânea e tentar tirar o brilho da chegada dos astronautas à Lua.

Os controladores americanos também tinham receio de um possível choque entre a Apollo 11 e a Luna 15 e pediram ao governo russo que informasse sobre qualquer alteração nos parâmetros orbitais da nave, no que foram imediatamente atendidos numa clara demonstração de boa vontade por parte do governo soviético.


Clique para ampliar

Apesar das preocupações com a sonda russa, o ânimo dos astronautas era o melhor possível e no interior do Módulo de Comando as brincadeiras mantinham os viajantes descontraídos. Em um dos comunicados o controlador Bruce McCandless informou à tripulação que o interesse na viagem era contagiante, mas que uma notícia dada pela manhã estava estragando o sono dos americanos.

Questionado sobre o que seria a notícia, McCandless leu um artigo do jornal dando conta de que o governo havia aprovado a prorrogação da sobretaxa do imposto de renda e que a mordida do fisco seria maior naquele ano. Apesar de a Apollo 11 estar a 308 mil quilômetros da Terra, Collins respondeu: "Aqui em cima não, corta essa cara!". McCandless leu então as notícias sobre a previsão do tempo e passou todos os resultados dos jogos do campeonato de Liga de Basquete.


Anterior Próximo




Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Deixe que me odeiem, de maneira que me temam!" - Calígula