As lições da Apollo 1 e o alto preço a pagar

A missão de Armstrong, Aldrin e Collins era o apogeu do Projeto Apollo, iniciado oficialmente em 1961 com a promessa do presidente John Kennedy de levar um americano à Lua até o final da década. Desde o início todas as fases foram cumpridas dentro do prazo estabelecido e o primeiro foguete, o AS-201 decolou cinco anos depois, em fevereiro de 1966. Tudo corria bem até que um incêndio dentro da cápsula da Apollo 1 em janeiro de 1967 provocou a morte dos pioneiros Virgil "Gus"Grissom, Edward White e Roger Chaffee.


Clique para ampliar

O acidente teve forte impacto entre os envolvidos no projeto. Desde o mais humilde servidor até os cientistas mais graduados, o sentimento pela perda dos astronautas provocou grande consternação. A convivência entre os membros da equipe os tornou muito próximos e revelou que a alegria pela conquista do espaço também tinha um preço a ser pago, mas que não seria justo que fosse tão elevado.

A tragédia com os astronautas custou à Nasa vinte e um meses de atraso e fez com que os engenheiros praticamente reprojetassem todos os módulos e realizassem mais de 1300 alterações no projeto. O acidente criou a "cultura da segurança", que passou a ser uma obsessão em cada setor envolvido.


Clique para ampliar

"A partir de agora nenhum lançamento ocorrerá até que todos os sistemas tenham sido checados à exaustão. Qualquer coisa que possa significar uma falha, por menor que seja, será tratada como prioritária e fará a contagem regressiva ser suspensa até que a causa seja sanada. Aqui, o acaso não terá mais lugar". Com essa frase o lendário diretor de voo Eugene Kranz sacramentou a prioridade zero da Nasa e sob esse lema conduziu as maiores missões da agência espacial americana.


Fotos: Acima, os pioneiros astronautas Virgil "Gus"Grissom, Edward White e Roger Chaffee. Grissom foi o segundo americano a ir ao espaço na cápsula Liberty Bell 7 e White foi o primeiro americano a fazer um passeio espacial. Na sequência o lendário diretor de voo Eugene Francis Kranz. Crédito: Nasa.
Anterior Próximo




Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Os bens são menosprezados quando estão seguros e apreciados quando estão perdidos" - G. Leopardi