Descontaminação e comemoração pelas ruas americanas

Imediatamente depois de resgatados, os três astronautas foram levados a bordo do porta-aviões Hornett, ancorado a menos de 30 quilômetros do local do pouso. No entanto, ao invés de voltarem para casa e encontrarem suas famílias, Armstrong, Aldrin e Collins entraram em uma espécie de container blindado que foi levado para a base militar de Ellington, em Houston.


Clique para ampliar

Pouca coisa se sabia sobre a Lua e temia-se que os astronautas pudessem ter sido contaminados por microorganismos e como medida de segurança precisaram passar por um longo período de isolamento onde foram submetidos a uma gigantesca bateria de exames médicos.


Clique para ampliar

Durante o tempo em que permaneceram isolados os astronautas receberam a visita de suas esposas e também de diversas autoridades, inclusive a do presidente americano Richard Nixon que foi televisionada para todo o país. Quando definitivamente os médicos constataram a saúde dos três estava em perfeito estado, Armstrong, Collins e Aldrin foram finalmente liberados no dia 10 de agosto de 1969, após permanecerem 17 dias em confinamento.


Clique para ampliar

Três dias depois de receberem alta os astronautas da missão Apollo 11 receberam diversas homenagens e por onde passavam eram recebidos como verdadeiras celebridades. Todos queriam tirar fotos ao lado dos mais novos heróis americanos e os desfiles em carro aberto percorreram diversas cidades do país.


Foto: No topo, momento em que mergulhadores acessam a cápsula no oceano Pacífico. Na sequência os astronautas são visitados pelo presidente Richard Nixon quando ainda estavam sob quarentena. Acima, desfile em carro aberto pelas ruas de Nova York, em 13 de agosto de 1969. Crédito: Nasa.
Anterior




Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Ninguém pode construir sua segurança com base na nobreza de alguém" - Willa Cather