Pausa para um interessante experimento
de raios Laser no espaço


No segundo dia de viagem, após 36 horas e vinte minutos de voo a Apollo 11 já está a 241 mil quilômetros da Terra e viajando a 4600 km/h. Após descansarem do árduo trabalho das últimas horas, o capcom Charles Duke, que substituíra Bruce McCandless no contato com a tripulação quebra a rotina de checagens e propõe um experimento não programado aos astronautas. Cientistas do Observatório McDonald, localizado em El Paso, no Texas, iriam disparar um feixe de laser em direção ao céu e gostariam que os astronautas informassem se era possível vê-lo do espaço.


Clique para ampliar

O momento do disparo aconteceria quando a nave estivesse sobre a linha do terminador que divide a Terra entre dia e noite e Michael Collins deveria usar tanto o telescópio como o sextante no interior da Apollo 11 para a observação. Para auxiliar, Duke repassa algumas coordenadas vetoriais para informar para onde Collins deveria olhar.

Na universidade do Texas os cientistas acionam o pulsante laser verde-azulado que perfura a abertura de nuvens sobre o céu de El Paso. A sessão dura alguns minutos mas nem Collins ou Armstrong, que também participa do experimento, consegue ver o feixe de luz. O experimento é finalizado e Duke agradece aos astronautas em nome dos cientistas do observatório.

O restante do segundo dia é preenchido entre as tarefas rotineiras de checagem dos instrumentos e as diversas brincadeiras entre os astronautas e o pessoal de Terra. À frente deles a Lua fica cada vez mais perto, mas devido a posição em que viajam a observação direta do satélite é bastante comprometida, mas eles sabem que estão próximos pois a leitura indica velocidade cada vez mais baixa.


Foto: Feixe Laser disparado pelo Observatório McDonald em direção ao espaço. O experimento durou apenas alguns minutos mas Collins não conseguiu ver o laser do interior da Apollo 11. Crédito: Nasa.
Anterior Próximo




Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière