A visão da África e os primeiros preparativos

Com mais de 48 horas no espaço, o terceiro dia de viagem é marcado por observações da Terra e primeira checagem do Módulo Lunar Eagle (Águia). A tripulação dorme aproximadamente 9 horas, mas o médico informa aos astronautas que o recorde de período de sono não foi batido e a tripulação da Apollo 10 ainda detinha o recorde de 10 horas de sono


Clique para ampliar

Do espaço, Buzz Aldrin informa que está vendo a África e que as feições do planeta estão cada vez menores. O Mediterrâneo está completamente claro e o Sol parece se pôr sobre Madagascar. Aldrin relata que a região equatorial do continente é uma espécie de cinturão esverdeado quando comparado ao deserto do Saara, mas ao norte. Uma grande formação de nuvens é observada acima da fronteira entre o Afeganistão e Paquistão. Os efeitos da luz do pôr-do-sol produzem uma grande sombra sobre a Ásia. Questionado, Aldrin informa que a sombra tem o tamanho do Golfo Pérsico.


Clique para ampliar

Além de excelente observador, Aldrin tinha o hábito de fotografar e sempre que o tempo permitia disparava sua máquina contra os alvos que achasse interessante. Entre os objetos vistos através de sua lente, a Terra era o que mais lhe fascinava.


Clique para ampliar

Durante grande parte da missão o astronauta fotografou nosso planeta com várias configurações possíveis e produziu as mais belas fotos feitas durante o projeto Apollo. A rica descrição do continente africano foi acompanhada de uma série maravilhosa de imagens que foram publicadas em centenas de livros sobre o meio ambiente em todo o mundo.


Fotos: Duas espetaculares vistas da Terra captadas pelo astronauta Buzz Aldrin. As cenas retratam toda a África e parte do Oriente Médio, além de uma grande formação de nuvens acima da fronteira entre o Afeganistão e Paquistão. Crédito: Nasa.
Anterior Próximo




Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Pela rédea o cava,lo conhece quem o está montando" - Provérbio Turco"