Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Incêndios Florestais
Segunda-feira, 24 ago 2009 - 09h03

Imagem de satélite mostra incêndios florestais na Grécia

Os intensos incêndios que atingem a área florestal do sul da Grécia avançam agora sobre a capital Atenas. O governo grego decretou Estado de Calamidade Ecológica para a região e determinou que 15 mil pessoas deixem suas casas nos subúrbios da cidade devido à chegada do fogo que continua fora de controle.


Clique para ampliar

Imagens captadas pelo satélite de sensoriamento remoto Terra não deixam dúvidas sobre a proximidade dos incêndios. A cena apresentada mostra pelo menos cinco focos de calor na região de Atenas, o mais próximo deles situado a menos de 15 quilômetros da cidade. As fortes rajadas de vento vindas do nordeste ajudam a propagar ainda mais as labaredas e empurram as colunas de fumaça sobre o mar Mediterrâneo em direção ao norte da África.

Segundo fontes oficiais, nas últimas 24 horas foram registrados 83 incêndios em todo o país. Diversos focos ainda estão ativos na região central da Grécia. A imagem ampliada mostra pontos de calor, destacadas em vermelho, próximos à cidade de Tebas, Káritos e nas ilhas de Zante e Skiros, na Eubeia.

O fogo teve início na sexta-feira (21/08) próximo à região de Gramatikos, a 50 km de Atenas e devido aos fortes ventos e à alta temperatura que castiga a região, rapidamente se alastrou. As áreas florestais ao redor dos subúrbios também colaboraram para espalhar ainda mais o fogo. De acordo com o prefeito de Drossia, próxima à Atenas, Avraam Pasipoularidis, tudo ao redor da cidade está queimando.


Monitore a Terra em tempo real

Em Atenas, o fogo teve início próximo ao monte Penteli, que divide a capital grega da planície de Maratona. As chamas se espalharam para os dois lados da colina e alimentadas pelos ventos cresceram rapidamente. Na manhã de segunda-feira (24 de agosto), as chamas já estavam a menos de 10 km ao norte de Atenas e diversos países, entre eles França, Itália e Espanha ofereceram ajuda na tentativa de debelar os incêndios.

Apesar de ainda não terem sido registradas vítimas fatais, este já é considerado um dos maiores incêndios ocorridos na Grécia nos últimos 50 anos. Em agosto de 2007 pelo menos 70 pessoas morreram em consequência dos incêndios florestais que ocorreram no sul do país.


Fotos: No topo, imagem do satélite de sensoriamento remoto Terra feita no domingo, 23 de agosto, mostra os pontos de calor e a propagação das colunas de fumaça rumo ao norte da África. Na sequência, gráfico gerado pelo aplicativo Painel Global mostra a localização dos incêndios florestais no dia 24 de agosto de 2009. Crédito: Nasa/Modis/PainelGlobal/Apolo11.com.






Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O destino de qualquer nação, em qualquer época, depende das opiniões de seus jovens entre 5 e 20 anos" - Goethe