Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Imagens de satélite da Terra
Quarta-feira, 21 set 2016 - 10h04

Satélite registra fluxo de lava nas encostas de Volcán de Fuego

Durante sua orbita sobre a América Central, o satélite Landsat 8 registrou esta belíssima imagem da erupção de lava do Volcán de Fuego. De acordo com vulcanologistas, a lava chegou a atingir mais de 200 metros acima da borda da cratera.

Imagem de satelite de Volcan de Fuego
Registro do fluxo de lava nas encostas do Volcán de Fuego. A imagem foi catada pelo satélite de sensoriamento remoto Landsat 8. Observe os antigos fluxo já solidificados que emolduram a montanha.

Volcán de Fuego é um estratovulcão situado no centro-sul da Guatemala, 70 km a oeste da Cidade da Guatemala, a capital do país. Sua altura é de 3763 metros acima do nível do mar e é considerado por muitos como um dos mais impressionantes vulcões do continente.

A cena mostrada foi registrada em 7 de setembro de 2016 e foi obtida com o instrumento OLI (Operational Land Imager), a bordo do satélite de sensoriamento remoto Landsat 8. Para o registro das cores naturais foram feitas três imagens monocromáticas nas bandas 4-3-2, somadas a um registro no comprimento de onda infravermelho.

Segundo o Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia da Guatemala (INSIVUMEH), no momento da primeira erupção as cinzas chegaram a atingir quase 1 km de altura.

Desde 1524, época da conquista da Guatemala, Volcán de Fuego entrou em erupção mais de 60 vezes. A última erupção havia ocorrido em 30 de dezembro de 2015.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"É preciso escolher na vida entre ganhar dinheiro ou gastá-lo: não se tem tempo para fazer as duas coisas" - Edouard Bourdet