Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Incêndios Florestais
Terça-feira, 1 set 2009 - 09h45

Satélite registra incêndios gigantes sobre a Califórnia

Recentemente os telejornais têm mostrado os intensos incêndios florestais que atingem o Estado americano da Califórnia, no oeste dos EUA. Ali, em um único foco mais de 115 mil hectares de florestas já foram consumidos pelas chamas, que já devastaram uma área superior a 140 mil campos de futebol.


Clique para ampliar

Em sua maioria os incêndios são provocados pelas temperaturas extremamente elevadas que castigam a região, somadas à baixa umidade relativa e à densa vegetação seca acumulada e não queimada durante décadas. Além disso a Califórnia passa por um prolongado período de seca, o que contribui ainda mais para a propagação das chamas.

Sation Fire
Da mesma forma que os furacões, os incêndios florestais norte-americanos também recebem nomes que facilitam sua identificação. Um desses incêndios, chamado Estação (Station Fire), teve início em 26 de agosto (quarta-feira) em La Canada/Flintridge e em menos de 5 dias devastou uma área de 420 km quadrados da Floresta Nacional de Lós Angeles, uma área maior que a da cidade de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.

Segundo a Defesa Civil dos EUA (FEMA), o Incêndio Estação está fora de controle e já destruiu pelo menos 21 casas e está colocando em risco outras 12 mil residências. Até o presente momento, este é um dos quatro maiores incêndios ocorrido no sul da Califórnia.

Imagem de Satélite
A imagem mostrada foi registrada na manhã de 30 de agosto pelo espectroradiômetro de ângulo médio (MSIR), a bordo do satélite de sensoriamento remoto Terra e apresenta a região do incêndio de uma perspectiva com 45 graus de inclinação e tem aproximadamente 245 km de largura.

Os pontos vermelhos indicam focos de calor provocados pela temperatura extremamente alta registrada na superfície, associada naturalmente aos incêndios florestais. Pela cena é possível ver claramente que os focos se concentram a oeste de Monte Wilson, um dos mais importantes centros de telecomunicações dos EUA.

A cena também retrata a fumaça do incêndio Estação soprando em direção nordeste em direção ao Deserto do Mojave e logo abaixo das florestas em chamas a cidade de Los Angeles aparece mergulhada sob nuvens misturadas à fumaça das queimadas.


Foto: Incêndios florestais na Califórnia registrados pelo satélite de sensoriamento remoto Terra. Crédito: Nasa/Modis Response Team.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As vezes eu penso que o preço da liberdade não é a eterna vigilância, mas a eterna sujeira" - George Orwell