Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Estação Espacial
Quinta-feira, 5 ago 2010 - 08h20

ISS: astronautas realizam caminhada de alto risco neste sábado

Quinta-feira, 18h40 - Atualização: Nasa transfere o primeiro conserto para sábado às 07h55. A segunda etapa também foi transferida de segunda-feira para quarta-feira.

Os astronautas Doug Wheelock e Tracy Caldwell Dyson da Expedição 24 da Estação Espacial Internacional, ISS, se preparam para realizar a primeira de duas caminhadas espaciais em caráter de urgência neste sábado, dia 7. Uma bomba do sistema de refrigeração do complexo orbital parou de funcionar, depois de sofrer uma sobrecarga no fim de semana. Devido a pane a plataforma está se mantendo com apenas uma bomba, o que torna urgente o reparo do equipamento.

Estação Espacial Internacional
Clique para ampliar

Nos últimos dias, foram feitas diversas tentativas sem sucesso para tentar ligar novamente o módulo que ajuda a manter a temperatura estável dentro da Estação. A segunda caminhada está prevista para acontecer na quarta-feira, dia 9.

A agência espacial americana, NASA, decidiu esperar mais alguns dias para a realização da missão externa para poder revisar todos os procedimentos. Astronautas no Centro Espacial Johnson, em território americano, passaram por treinos subaquáticos com o objetivo de identificar os desafios que a tripulação da ISS irá enfrentar para fazer a troca da bomba do lado externo da plataforma.

O maior desafio será o peso do equipamento que Wheelock e Dyson terão de manusear durante a tarefa. Cada módulo com a bomba de refrigeração pesa 354 quilos e os astronautas terão que desligar e reativar diversas conexões elétricas. O equipamento danificado será retirado de uma das treliças externas e em seguida o módulo reserva será instalado em seu lugar. O equipamento foi levado à Estação na missão STS-121, em julho de 2006.

Em comunicado conjunto, a Nasa e ESA, a agência espacial europeia informaram que a Estação Espacial Internacional segue estável e até o momento não há risco para seus integrantes.

A caminhada espacial deste sábado deve ter início às 07h55 pelo horário de Brasília (06h55 horário da Flórida) e será transmitida ao vivo pelo canal Apolochannel.com, que retransmite a Nasa-TV. Como em outras ocasiões, um chat estará disponível para que os internautas possam conversar sobre a missão.

Quinta-feira, 18h40 - Atualização: Nasa transfere o primeiro conserto para sábado às 07h55. A segunda etapa também foi transferida de segunda-feira para quarta-feira.


Legenda: No topo, Estação Espacial Internacional vista pela missão STS-126 do ônibus espacial Endeavour, em novembro de 2008. No vídeo, astronautas no Centro Espacial Johnson realizam um treinamento subaquático para testar as difíceis condições que a tripulação da ISS irá enfrentar durante as duas caminhadas de substituição da bomba de refrigeração, que parou de funcionar no último sábado (31/jul/2010). Crédito: Nasa/Apolo11.com






Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles