Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Cheia do rio Machado deixa fazendas alagadas no centro de Rondônia

Notícia enviada em 08/02/2007
por Daniel Panobianco - Ji-Paraná/RO
O rio Machado vem subindo a cada dia. São em média 10 cm por dia e que já fazem diferença leito afora. Nas regiões de Presidente Médici e Cacoal, por exemplo, o nível dos rios já afeta várias propriedades rurais, algumas das quais já nem é mais possível realizar o escoamento da produção de leite para os laticínios.

O rio Rolim de Moura, que faz divisa com os municípios de Cacoal, Rolim de Moura e Pimenta Bueno transbordou na última terça-feira em virtude das fortes chuvas que caíram na região. A enxurrada já está refletindo na zona urbana de Ji-Paraná onde o nível do Machado marcou 10,60 metros no inicio da noite dessa quarta-feira.

Outra preocupação dos moradores que agora estão vendo mesmo que a enchente é pra valer e não vai durar apenas alguns dias, é com relação ao nível do rio Urupá. Outras fazendas ao sul do município de Ji-Paraná, próximo ao distrito de Nova Londrina também estão com pastos e culturas já completamente alagados pelas águas dos rios, córregos e igarapés.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Ji-Paraná, toda a corporação já está preparada para a súbita espontânea do Machado neste final de semana. O presidente da Comissão Municipal de Defesa Civil da cidade, Edson Fidelis, se prontificou a colocar homens da Secretaria de Obras a pernoitar nas margens do Machado já a partir dessa quarta-feira, onde até então, diversas famílias não resistiram e tiveram que deixar suas casas.

Para quem passa em Ji-Paraná logo percebe ao ver pela ponte com vão de 260 metros como está a situação do Machado. A água está com uma correnteza muito forte, em torno de 21 km/h e as residências que ficam mais próximas da BR-364 já foram tomadas pela água.

Nos bairros Duque de Caxias e Urupá, o nível da água nos pontos onde o declive é maior, já passa de 50 cm. A situação é muito preocupante para os moradores do setor agrícola da cidade. A água já engoliu parte da estrada, pontes e bueiros, estando agora nos pontos mais elevados, com 1,20 metros, o que atrapalha até o deslocamento de estudantes, uma vez que nessa quarta-feira teve reinicio das aulas na rede estadual de ensino.

Os estudantes da região do Anel Viário, próximo ao bairro Novo Ji-Paraná são os mais prejudicados pela cheia. Passar pela estrada agora, só de barco. A água tomou conta de quase 300 metros da estrada que dá acesso ao setor de chácaras.

A situação é muito critica em Ji-Paraná, mas todos já estão de prontidão para a enchente total da parte ribeirinha da cidade no final de semana. Por enquanto, cerca de 30% das famílias que residem ás margens do Machado estão sofrendo com os alagamentos, mais no final de semana prevê-se que o nível do rio ultrapasse os 11 metros.

O maior nível do rio Machado registrado em 2006 foi no dia 03 de abril, quando não se esperava mais uma enchente na cidade. Até abril, o Machado vai continuar com o seu “efeito sanfona” subindo e descendo toda semana e trazendo riscos à população, isto é, se as chuvas não cessarem nas cabeceiras, caso contrário, a enchente poderá durar dias seguidos.

Daniel Panobianco enviou 86 notícias









  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2014
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento

"O segredo do demagogo é se fazer passar por tão estúpido quanto sua platéia, para que esta imagine ser tão esperta quanto ele" - Karl Kraus