Espaço, Ciência e Tecnologia. Educação Científica.
Tudo o que acontece na Terra e no espaço
você encontra aqui.
     

Sonda Cassini registra mega furacão em Saturno

Notícia enviada em 04/12/2012
por Rodolfo Bonafim - São Paulo/SP
A sonda Cassini da NASA voltou a captar imagens de fenômenos climáticos extremos que acontecem em Saturno. Imagens registradas pela sonda mostram que desde o dia 5 de dezembro de 2010 uma pequena mancha foi crescendo até se transformar em uma mega tempestade (se comparada as da Terra, talvez típica e normal para os padrões climáticos do planeta) que ao final de janeiro de 2011 já dava a volta em todo o gigante gasoso.

Essa é uma das maiores e mais longas tempestades já gravadas em nosso sistema solar, a qual, além de registrada pela Cassini, também o foi por instalações baseadas em terra e deve ter durado pelo menos 200 dias - faça-se comparação com o furacão Sandy que durou poucos dias e causou tantos estragos!

A tempestade saturniana aconteceu no norte do hemisfério norte do planeta que é um gigante gasoso, assim como Júpiter, Urano e Netuno, onde as atmosferas têm um papel muito preponderante na evolução planetológica.

Mas, desta feita, a Cassini nos mostra uma fotografia de uma tempestade no pólo norte do planeta, que foi captada há dois dias a uma distância de 361 mil quilômetros.

Tal imagem é fantástica, já que que até há pouco tempo aquela região do planeta era muito difícil de se observar, já que que Saturno estava mergulhado em seu longo inverno de 15 anos e só era possível detectar estes eventos por meio de observações na banda do infravermelho.

Em 2009 acabou o inverno e a luz do Sol voltou a entrar na região, permitindo a observação desta tempestade, semelhante a encontrada em 2006 no pólo oposto, o sul.

Tempestade em Saturno
Clique para ampliar

Foi a primeira vez que se observou um fenômeno semelhante aos furacões da Terra no Sistema Solar, haja vista que a Grande Mancha Vermelha no outro planeta gigante gasoso, Júpiter, apesar de imensa (caberia pouco mais de dois planetas Terras dentro dela) não se tem certeza se seria mesmo um sistema de baixa pressão como os furacões terrestres

A Cassini foi lançada ao espaço em outubro de 1997 junto com a sonda Huygens da Agência Espacial Europeia (ESA). A nave chegou às imediações de Saturno em 2004 para iniciar o estudo de Titã, a maior lua do planeta.

Desde então, os 12 instrumentos de Cassini estiveram transmitindo informação do sistema de Saturno durante quase seis anos, ainda que a missão deveria ter terminado no final de 2008.

No ano passado, a Nasa decidiu prolongar sua missão até 2017, o que permitirá aos cientistas planetários estudarem as mudanças climáticas no planeta e em suas luas.

A título de curiosidade, publiquei um reporte em http://www.apolo11.com/minhanoticia.php?noticia=O_CLIMA_RADICAL_EM_OUTROS_MUNDOS&posic=dat_20091127-005258.inc, que comenta um pouco da Climatologia extrema em outros planetas além da Terra, é claro.

As imagens anexas, mostram à esquerda a tempestade registrada desde o final de 2010 e a da direita, a mais recente fotografia, evidenciando mesmo uma espécie de formação ciclonal. O mosaico mostra a evolução da tempestade.

Crédito: NASA/JPL.

Rodolfo Bonafim enviou 596 notícias









  ENVIE SUA NOTÍCIA   Edite sua assinatura
  
Cadastre sua assinatura


Título da Notícia


Escreva sua Notícia


Envie uma Foto (opcional)
     Ajuda




Seu Nome

Seu E-mail

Estado



Digite o código ao lado
SEM o primeiro caractere


  


Dicas para um bom texto

1 - Não escreva tudo em maiúsculas ou minúsculas. Use os acentos corretamente.
Use sempre um corretor ortográfico!

2 - Não escreva seu texto com apenas 1 parágrafo: com certeza faltarão informações.

3 - Não escreva textos longos: serão cansativos. Dê brilho à sua notícia. Seja um redator!

4 - Dê preferência às notícias em tempo real, que ocorrem próximos à você, como tremores, fenômenos atmosféricos, astronômicos, óticos e até de condições do trânsito comprometidas por fenômenos naturais.


MUITO IMPORTANTE

1 - Antes de serem publicados, todos os textos serão verificados.

2 - A cópia de material da internet é ilegal.
As notícias ou matérias devem ser escritas pelo próprio internauta.
Fotos enviadas devem ser livres de direitos autorais.

IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2014
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento

"Os medos: esses fantasmas que nos cercam e acossam o ser humano desde os primórdios da história" - Georg Fischer