Procure no Apolo11
Quinta-feira, 05 mar 2009 - 09h51

Metade dos recifes de corais está em risco de extinção

O crescente aumento da acidez dos oceanos provocada diretamente por atividades humanas, vem ameaçando os recifes de corais que estão desaparecendo aos poucos. Os cientistas fizeram o alerta durante o XI Congresso de Ciências do Pacífico que acontece na Polinésia Francesa esta semana.

Os recifes de corais abrigam um terço das espécies marinhas e protegem costas terrestres dos maremotos.

Continua após a publicidade


O aumento da acidez dos oceanos é consequência das crescentes emissões do CO2 na atmosfera. O ph (potencial de hidrogênio) da água do mar vem caindo, o que revela o aumento da acidez na água do mar.

Antes da revolução industrial esse número era de 8,2 e até o fim do século poderá cair para 7,8. "O problema é particularmente preocupante para os corais, já que estes organismos com esqueleto calcário terão dificuldades de calcificação", declarou Bernard Salvat, especialista em recifes de corais durante o congresso.

Um outro agravante é o aumento da temperatura da água do mar. O coral perde sua cor original e fica esbranquiçado. "A incidência e a gravidade dos fenômenos não pararam de aumentar nos últimos 20 anos", advertiu Marina Duarte, do Centro Nacional de Oceanos do Havaí.

Os números são alarmantes: 40% dos recifes de corais, sobretudo no Oceano Índico e no Caribe, já estão deteriorados e 10% foram pedidos. Os 50% restantes estão em risco de extinção a curto ou longo prazo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -