Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Inpe inaugura equipamento para estudos das imagens do Sol
São Paulo, 20 de Abril de 2003
ÍNDICE GERAL   

O Brasil ingressa no seleto grupo de países que dispõem de instrumentos capazes de obter imagens solares com alta resolução espacial com a inauguração, na 2ª feira (22), no Inpe - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos (SP), do primeiro rádio-interferômetro desenvolvido e construído no país com mais de 50% de tecnologia nacional.

Equipado com tecnologia digital de última geração, o PBDA - Protótipo do Arranjo Decimétrico Brasileiro, instalado na divisão de astrofísica do instituto, pode registrar até dez imagens solares por segundo utilizando ondas de rádio na faixa de freqüência de 1200 a 5000 Mhz. As imagens serão captadas por 38 antenas parabólicas de 5 metros de diâmetro cada, distribuídas ao longo de 4 quilômetros nas direções leste-oeste e sul.

Único na América Latina, o equipamento cobre a lacuna entre os instrumentos instalados na Europa e nos Estados Unidos, possibilitando uma cobertura de 24 horas de observações interferométricas no mundo. Com ele também será possível incrementar as pesquisas científicas do Sol, centro galático e nuvens de formação de estrelas em desenvolvimento no país.

Internamente, o PBDA será fundamental para o avanço de atividades do programa brasileiro de previsão do clima espacial. Dentre os potencias usuários deste serviço está a AEB - Agência Espacial Brasileira, que poderá determinar janelas para o lançamento de foguetes e satélites ao espaço.

Agência Brasil





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating