Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Aeronáutica inaugura túnel de vento em São José dos Campos
São Paulo, 09 de Maio de 2003
ÍNDICE GERAL   

O ITA, Instituto de Tecnologia da Aeronáutica, localizado em São José dos Campos, SP, inaugurou ontém, dia 08, o Tunel de Vento de Ensino Pesquisa.
O equipamento tem 40 metros de comprimento, 4 metros de largura e 4,6 metros de altura. Seu ventilador tem potência de 200 HP.

O Túnel de Vento de Ensino e Pesquisa do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), localizado no Laboratório de Engenharia Aeronáutica Prof. Kwei Lien Feng, foi idealizado para complementar as instalações do Complexo de Túneis de Vento do Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP), de maneira a reduzir os custos de operação e de implementação de novos experimentos na área de ensaios aerodinâmicos, requeridos nas atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Este novo túnel de vento –, fruto de uma parceria entre o ITA, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. (EMBRAER) –, faz parte de um grande projeto de inovação tecnológica (PICTA 00/1379-0), cujo objetivo é incrementar a produtividade e a confiabilidade de ensaios aerodinâmicos no País. Vale ressaltar o caráter multi-institucional deste projeto, do qual também fazem parte os túneis de vento do CTA/Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) e da USP/São Carlos.

A seção de testes foi projetada para facilitar a implementação de montagens experimentais, destinadas ao ensino de graduação e pós-graduação, assim como à pesquisa e ao desenvolvimento de novos produtos, permitindo a realização de:

  • Ensaios aeronáuticos: perfis, asas, aeronaves, foguetes e subsistemas
  • Ensaios de veículos rodoviários: automóveis, caminhões e ônibus
  • Ensaios de edificações: prédios, pontes, torres, etc.
  • Ensaios navais: navios, submarinos e plataformas marítimas
  • Ensaios de calibração de anemômetros de vento

    O Túnel de Vento de Ensino e Pesquisa do ITA, de circuito aberto, opera em fase de testes desde fevereiro de 2003. Esta instalação foi projetada, fabricada e instalada em um prazo de 17 meses.

    ITA





  • IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
    Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
    Política de Privacidade

    "Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière