Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Uruguai sedia lançamento do Projeto Aquífero Guarani
São Paulo, 24 de Maio de 2003
ÍNDICE GERAL   

Em cerimônia com a presença do presidente do Uruguai, Jorge Batlle, foi realizado nesta sexta-feira (23), em Montevidéu (Uruguai), o lançamento oficial do Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aqüífero Guarani. O Projeto envolve representantes de Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina –, países que compõe o Aqüífero –, e tem como objetivo dar apoio à criação de um marco de gestão legal e institucional baseado no aprofundamento dos conhecimentos técnicos e científicos do Sistema Aqüífero Guarani.

Também participaram do ato de lançamento os coordenadores nacionais dos países, representantes da ANA - Agência Nacional de Águas, autoridades nacionais e representantes do Banco Mundial e da Secretaria Geral da OEA, entre outros.

Após o lançamento, um seminário técnico envolvendo as Unidades Nacionais Executoras do projeto, apresentou o Plano de Operações do Projeto e uma discussão posterior.

De acordo com os coordenadores do Projeto, os principais temas em debate são:

  • A construção do mapa base do Sistema Aqüífero Guarani e a operacionalização de contrapartidas para o conhecimento básico regional
  • Implementação do Sistema de Informação do Sistema Aqüífero Guarani
  • Capacitação e reforço institucional para gestores, incluindo as áreas dos Projetos Pilotos.

    Ainda nesta quinta-feira, os grupos de trabalho apresentarão suas propostas, que serão consideradas em sessão plenária. Desta reunião, surgirão as conclusões e recomendações para ajustar o Plano de Operações do Projeto, a ser apresentado ao Conselho Superior da Direção do Projeto.

    As atividades serão finalizadas com a reunião do Conselho Superior de Direção do Projeto, na qual assumirão seus cargos as autoridades designadas pelos quatro países.

    Reserva Subterrânea
    Abrangendo parte dos territórios de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, o Sistema Aqüífero Guarani é uma das maiores reservas de água subterrânea do mundo, com uma área de aproximadamente 1:200.000 km2. O Projeto tem um caráter preventivo, visando evitar a má utilização da água que, por sua importância para os quatro países, deve ser protegida.

    Ministério do Meio Ambiente





  • IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
    Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
    Política de Privacidade

    "Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan