Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

DAC Libera avião para combate florestal no Brasil
São Paulo, 19 de Setembro de 2003
ÍNDICE GERAL   

O DAC - Departamento de Aeronáutica Civil liberou o primeiro avião de combate a incêndio florestal do Brasil – o monomotor Air Tractor AT-892F – para operar em qualquer localidade do estado do Rio de Janeiro. Em outubro, o seguro da aeronave será renovado pelo período de um ano, o que garantirá sua plena utilização. A Secretaria estadual de Defesa Civil está elaborando minutas de convênios para permitir o custeio e o emprego operacional do avião em outros estados.

O aparelho chegou ao Brasil no dia 18 de fevereiro, proveniente do Texas, nos Estados Unidos, e, atualmente está no hangar do Campo dos Afonsos, na zona Norte. Sua aquisição foi resultado de um convênio assinado em maio de 2002 entre o Ministério do Meio Ambiente e o governo do estado. Os recursos – cerca de R$4,1 milhões – foram provenientes de parte da multa aplicada pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis à Petrobrás devido ao vazamento de óleo na Baía de Guanabara, em janeiro de 2000.

Desenhado especialmente para combate a incêndios, o monomotor possui tanque para 3.100 litros de água, pode ser reabastecido em 90 segundos e opera em pistas de apenas 900 metros. O avião também poderá ser utilizado em patrulhamento de locais de risco e no lançamento de defensivos agrícolas e de dispersante químico contra manchas de óleo na água.

Agência Brasil





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Quando o orgulho vai na frente, a vergonha e os danos vão atrás" - Provérbio francês