Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Projeto de fontes de energia renováveis da Petrobras leva luz para vila em São Tomé / PA
São Paulo, 24 de novembro de 2003
ÍNDICE GERAL   

Uma vila de aproximadamente 250 pessoas no município de Maracanã, no litoral Norte do Pará, conhece atualmente os benefícios da luz elétrica em sua rotina. Isto, graças ao projeto "Sistema Híbrido Eólico-Fotovoltaico-Diesel para a Eletrificação da Vila de São Tomé" , que será lançado nesta segunda-feira, dia 24, no Hotel Sagres, em Belém (PA).

Este é um projeto de pesquisa e desenvolvimento do CENPES - Centro de Pesquisas da Petrobras que, aliado às diretrizes da Gerência de Energia Renovável, em parceria com a Universidade Federal do Pará, possibilitou a eletrificação da Vila São Tomé, utilizando fontes de energia renováveis.

Cerca de 40 residências, 2 vendas, uma escola de primeiro grau, duas igrejas, um centro comunitário e barracão de festas estão sendo beneficiados com o projeto. A demanda de energia elétrica inicial, estimada de 5 kW, está sendo atendida por um sistema híbrido composto de um gerador diesel de 20 kVA, um aerogerador de 7,5 kW, um painel fotovoltaico de 3,2 kW e um banco de baterias de 6.000 Ah.

A Universidade Federal do Pará treinou três técnicos para administrar o sistema de cobrança pré-pago de energia, utilizando cartões de R$ 12. O investimento de cerca de R$ 450 mil foi financiado pelo CTPetro, Finep e Petrobras e executado pelo Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas da Universidade Federal do Pará.

O objetivo principal do Projeto ?Luz para São Tomé? é mostrar a viabilidade de um modelo de gestão auto-sustentável de energia elétrica que pode ser disseminado em comunidades semelhantes, utilizando os recursos locais de energia. Em uma fase posterior do projeto, está prevista também a substituição do gerador diesel atual pelo biodiesel para que o sistema fique então totalmente atendido por fontes renováveis.

Este é um projeto de responsabilidade social da Petrobras aliada às diretrizes do Ministério de Minas e Energia e seu programa Energia para Todos, que trata da universalização do acesso à luz elétrica para toda a população brasileira, seja na cidade, seja no campo.

Petrobras





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière