Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Ultra-som pode detectar falhas e evitar acidentes em dutos
São Paulo, 16 de fevereiro de 2004
ÍNDICE GERAL   

O IEN - Instituto de Engenharia Nuclear está desenvolvendo uma tecnologia de ultra-som capaz de detectar tensões em dutos subterrâneos e prevenir acidentes ambientais. O projeto despertou a atenção da Petrobras, que investirá cerca de R$ 1 milhão para a realização de pesquisa aplicada em sua rede de dutos.

Muitas vezes, o rompimento de um duto pode ser provocado por movimentações geológicas. A nova tecnologia utiliza a propagação das ondas ultra-sônicas para diagnosticar as tensões provocadas pelo movimento do solo em determinados trechos de dutos. Com isso, é possível analisar a integridade dos materiais sem danificar sua estrutura.

"De posse desse diagnóstico, saberemos avaliar qual é a intervenção mais adequada e mais racional ao caso, se uma obra de engenharia para aliviar as tensões, ou se uma troca de um trecho de duto. O importante é chegarmos à solução que evite o acidente", explica o pesquisador e coordenador da pesquisa, Marcelo Bittencourt.

A pesquisa ainda está na primeira fase de execução, que consiste no levantamento de dados em laboratório. Várias amostras de dutos novos e usados da Petrobras estão sendo avaliadas para determinar o comportamento que os materiais apresentam na forma de tubo. A fase da pesquisa de campo está prevista para começar em setembro.

A tecnologia do ultra-som começou a ser aplicada na década de 50, mas só com o aperfeiçoamento dos equipamentos eletrônicos e digitais (décadas de 80/90) é que o desenvolvimento da técnica tornou-se efetivamente possível e viável. "É porque a mensuração tem que ser muito precisa. A nossa unidade de medida é o nanosegundo", explica Bittencourt, ressaltando esta tecnologia pode ser útil a várias áreas da Engenharia, inclusive a nuclear.

MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Uma questão nunca está terminada enquanto não está bem terminada" - Rudyard Kipling