Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Aumento na temperatura global surpreende pesquisadores
São Paulo, 30 de Abril de 2004
ÍNDICE GERAL   

Pela primeira vez, satélites foram utilizados para ajudar na produção de registros com a situação em todo o globo de 1981 a 1998. Os dados confirmam que houve um aumento geral na temperatura da superfície no período.

A pesquisa mostra que a temperatura média global aumentou 0,43º C por década, dentro do período analisado. Dados obtidos anteriormente, por estações terrestres, haviam mostrado um aumento inferior no período, de 0,34º C por década. A diferança é de cerca de 26%. Os cientistas agora pretendem ampliar a medição até 2003.

Os satélites da Nasa, a agência espacial norte-americana, fornecem imagens que mostram as temperaturas em todo o planeta, obtidas a partir de instrumentos como o espectroradiômetro, que mede a quantidade de luz ultravioleta, infra-vermelho e visível refletida em determinada superfície. Os registros foram feitos em áreas livres de neve.

Os pesquisadores envolvidos contam que os registros obtidos pelos satélites são mais detalhados e mais abrangentes do que os anteriores. De acordo com a líder do estudo, Menglin Jin, da Nasa e da Universidade de Maryland, até então os dados utilizados em estudos climáticos eram derivados de medidas feitas por estações da OMM - Organização Meteorológica Mundial.

Apesar de serem milhares espalhadas pelo mundo, as estações nunca foram suficientes, devido ao tamanho do planeta, para fornecer as informações desejadas pelos cientistas. Eles sugerem que as estações da OMM, que medem a temperatura do ar sobre a superfície em um trecho entre dois e três metros acima do solo, sejam empregadas junto com os satélites para a criação de um sistema capaz de medir tanto variações globais quanto regionais.

O estudo faz parte da missão da Earth Science Enterprise, da Nasa, que pretende desenvolver uma maior compreensão científica a respeito da Terra e da resposta do planeta a mudanças naturais ou induzidas pelo homem.







IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating