Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Segundo o governo desmatamento cresce em ritmo menor
São Paulo, 26 de Maio de 2004
ÍNDICE GERAL   

Ações de fiscalização do ministério do Meio Ambiente conseguiram reduzir o índice de desmatamento da floresta amazônica. O aumento do desmatamento que, em 2001 foi de 28%, caiu para 2% em 2003. Na prática, isso significa que o desflorestamento continua aumentando, mas vem crescendo em ritmo bem menor que o registrado em anos anteriores.

Embora os índices sejam animadores, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, avalia que os 22.750 quilômetros da floresta amazônica que foram desmatados representam o segundo maior índice já registrado na história, inferior apenas a 1995, quando foram desmatados mais de 29 mil quilômetros."É um número altamente preocupante, mas a queda nos dá ânimo para tratar de desmatamento", disse durante audiência pública nesta terça-feira (25), no Senado.

Marina Silva informou que 90% da área desmatada foram desflorestados pelo Mato Grosso (44%), seguido do Pará (31%) e Rondônia (15%). Segundo a ministra, o número de ações de fiscalização aumentou. Enquanto em 2002 foram realizadas 19 grandes operações de fiscalização, em 2003 foram operacionalizadas 32 operações. "Uma delas impediu o desmatamento de 50 mil hectares da floresta", lembrou a ministra, observando que 90% da madeira extraída na região são extraídas utilizando técnicas de manejo inadequadas.

A ministra chamou a atenção para a expansão de atividades de pecuária, exploração madeireira e o avanço da soja, atividades que, segundo ela, contribuem para o desmatamento desordenado.

Durante audiência pública no Senado, a ministra reiterou que o governo garantiu R$ 394 milhões para serem usados no Plano de Combate ao Desmatamento da Floresta Amazônica. Segundo a ministra, os recursos vão assegurar o fortalecimento das ações de fiscalização na região.

O ministério realizará concurso público para formar um quadro permanente de servidores e fará também concursos regionalizados para o Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis. O objetivo dos concursos regionalizados é garantir a permanência dos servidores na Amazônia depois da nomeação. No último concurso, em que foram contratados 600 servidores, a grande maioria não se adaptou à região.

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, também convidado pelos parlamentares para falar do Plano Amazônia Sustentável, declarou que o plano elaborado a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê ações de financiamento e inclusão social com gestão ambiental e ordenamento territorial. "Não é verdade que infra-estrutura e desenvolvimento econômico impliquem depredação dos recursos naturais", observou acrescentando que 24% da área do território amazônico são privados, 29% são áreas protegidas e 47% são áreas públicas ou devolutas. "Por isso resolver a questão fundiária é fundamental", disse.







IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Uma nação consiste de seu território, seu povo e suas leis. O território é o único que tem uma certa estabilidade" - Abraham Lincoln