Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Empresário paulista sobe o rio São Francisco em barco de garrafas pet
São Paulo, 29 de Setembro de 2004
ÍNDICE GERAL   

O empresário paulista Eduardo de Carvalho, de 31 anos, prepara-se para uma grande aventura. De maio a agosto do próximo ano ele subirá o rio São Francisco a bordo de um barco, no mínimo, inusitado: toda a parte inferior, usada para flutuação, é formada por 2.040 garrafas pet.

Apesar da estranheza, o projeto da embarcação, que foi desenvolvido por um engenheiro naval e conta com 22 pés de comprimento, já foi aprovado pelo Ministério da Marinha. Agora Carvalho busca patrocínios para executar a idéia.

A viagem começará no porto fluvial de Pirapora (MG) e terminará em Juazeiro (BA). Serão 6 mil quilômetros ao todo, sendo 1.578 quilômetros navegando ao longo do rio e o restante por estrada, cruzando cinco estados (Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), inúmeras cidades, parques nacionais e diversas áreas de potencial turístico.

Durante o percurso, Carvalho fará palestras de educação ambiental em algumas cidades, explicando a importância da reciclagem de lixo, do uso racional da água e até mostrando brinquedos que se pode fazer com garrafas pet, como carrinhos e helicópteros.

Considerando que a maioria das comunidades que ficam às margens do rio é carente, o projeto ganha uma dimensão ainda maior.

"Os aspectos mais importantes do projeto são mostrar o grave problema da poluição provocada pelo lixo doméstico, as possibilidades e benefícios da reciclagem e, simultaneamente, divulgar lugares com potencial turístico e comercial ainda inexplorados de forma eficiente", explica o empresário.

A principal força motriz do barco é a eólica, mas existem possibilidades de utilizar remos e motor. Para um melhor desempenho e total segurança ao projeto, foram feitos inúmeros testes em Natal (RN).

Além disso, o barco conta com GPS, 24 cartas topográficas, rádio VHF, luzes de sinalização, bússola, buzina, dois extintores de incêndio, vela reserva e equipamento completo de sobrevivência, entre outros. Durante todo o percurso contará ainda com o apoio de um barco inflável, que prestará abastecimento logístico e, se necessário, socorro.

AD Comunicação & Marketing





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Uma nação consiste de seu território, seu povo e suas leis. O território é o único que tem uma certa estabilidade" - Abraham Lincoln