Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Lula avisa que vai autorizar transgênicos
São Paulo, 13 de outubro de 2004
ÍNDICE GERAL   

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou nesta segunda-feira (11) a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em encontro de mais de duas horas no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), que pretende liberar nesta semana o plantio de soja transgênica.

Enquanto os produtores começam o plantio, o governo ainda não sabe se vai editar uma nova medida provisória ou incluir a autorização em uma MP que já está na pauta da Câmara. É certo entre os assessores, no entanto, que a decisão só vai valer para a safra deste ano. A autorização para o plantio representa uma derrota política para a ministra, que defende a adoção de uma legislação mais rígida sobre o assunto.

Diferentemente do último encontro com Lula, em setembro, a ministra deixou o Planalto sem falar com a imprensa e se recolheu em seu gabinete, com ordens para que os assessores não dessem detalhes da audiência com o presidente. Ela conseguiu, no entanto, que Lula não assinasse nesta segunda-feira a medida provisória. Até as 20h30, a Secretaria de Imprensa do Planalto informava que “a tendência era a de o presidente não assinar nesta segunda-feira a MP”.

Na semana passada, a bancada ruralista na Câmara propôs ao governo incluir na medida provisória 192, que trata de títulos da reforma agrária, um ponto liberando o plantio de soja transgênica. O ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, apresentou a sugestão ao presidente Lula, que a aceitou. No entanto, os próprios líderes ruralistas acabaram reclamando da parte da MP que tratava dos títulos agrários. A sugestão acabou em impasse.

Na segunda-feira, o Palácio do Planalto ainda avaliava a possibilidade de incluir na MP-192 a liberação do plantio de soja transgênica. Também foi avaliado um texto bem enxuto de uma medida provisória que trata apenas da liberação do plantio, sem entrar, por exemplo, na questão da comercialização.

Lula está preocupado em demonstrar que a decisão do governo não é uma afronta ao Congresso. O Senado aprovou, com modificações, a proposta da Lei de Biossegurança, que retorna agora para a Câmara. O projeto inclui a questão da soja transgênica e temas não menos polêmicos, como a liberação de pesquisas com células-tronco.

Marina esteve no Palácio acompanhada do secretário de Biodiversidade e Florestas, João Paulo Capobianco. Os dois ouviram do presidente a informação de que o governo vai mesmo liberar o plantio de soja transgênica, como defende o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Já virou folclore o duelo entre Marina Silva, contrária aos transgênicos, e o ministro da Agricultura, que insiste na edição de uma medida provisória liberando o plantio de soja transgênica. Marina chegou a dizer, no mês passado, que o governo não iria liberar a plantação. Rodrigues, por sua vez, sempre ressaltou que o governo não iria “desamparar” os produtores.

Gazeta do Povo/PR





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Uma nação consiste de seu território, seu povo e suas leis. O território é o único que tem uma certa estabilidade" - Abraham Lincoln