Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Gelo pode desaparecer do Ártico nos verões do final do século
São Paulo, 13 de outubro de 2004
ÍNDICE GERAL   

No final deste século, o gelo desaparecerá quase totalmente do Círculo Polar Ártico durante os verões e o início dos outonos, segundo um estudo elaborado pelo Conselho Ártico e adiantado nesta terça-feira (12) pelo jornal 'Dagens Nyheter'.

O aumento das emissões de gases de efeito estufa provoca um efeito maior no Ártico devido às poucas horas de sol. O conseqüente aumento da temperatura põe em perigo espécies como o urso polar, segundo explica ao jornal sueco o professor Erland Kaellen, do Instituto Meteorológico da Universidade de Estocolmo.

Kaellen é um dos 250 pesquisadores que participaram durante quatro anos do projeto Estimativa do Impacto Climático no Ártico (ACIA). O projeto é uma iniciativa do Conselho Ártico, órgão que reúne os ministros de Assuntos Exteriores dos países escandinavos, dos Estados Unidos, Canadá e Rússia.

"A mudança climática já começou e não há nenhuma forma de voltar atrás, mas podemos investigar até onde pode-se chegar para atenuá-la", disse o professor sueco. Um quarto do gelo do Ártico desapareceu durante os últimos 40 anos e a temperatura média aumentou um grau na região.

Os resultados finais da pesquisa serão apresentados em um relatório durante uma conferência em Reykjavik (Islândia) em novembro.







IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Uma nação consiste de seu território, seu povo e suas leis. O território é o único que tem uma certa estabilidade" - Abraham Lincoln