Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

EUA, Europa e Ásia são campeões em poluição
São Paulo, 19 de Outubro de 2004
ÍNDICE GERAL   

Pesquisadores da Agência Espacial Européia (ESA) constataram que grande parte das regiões dos EUA, Europa e nordeste da Ásia são as que possuem as maiores concentrações de poluentes da Terra. As informações constam no maior levantamento já realizado do impacto humano na qualidade do ar do planeta, que revelou também que nenhum país da América do Sul registra poluição em grande escala.

Os estudiosos se basearam em imagens obtidas pelo satélite Envisat durante 18 meses. O resultado foi um mapa atmosférico de alta resolução que mostra as concentrações de dióxido de nitrogênio em todo o globo. O equipamento utilizado pelo satélite é chamado de Scanning Imaging Absorpiton Spectrometer for Atmospheric Chartography. Sua habilidade é detectar todo o espectro da luz do sol que se refletir por alguns gases estejam presentes em nossa atmosfera. Um deles é o dióxido de nitrogênio.

Segundo Steffen Berlie, um dos pesquisadores da Universidade de Heilderberg responsáveis pelo mapa, a confirmação de que essas regiões do planeta são poluídas, não foi surpreendente. "Nossa maior surpresa foi detectar concentrações de NO2 sobre o oceano. É só dar uma olhada no Mar Vermelho e no Oceano Índico entre as regiões sul da Índia e da Indonésia", explicou. De acordo com Berlie, isso se deve ao tráfego intenso de navios nessas vias oceânicas.

O NO2 é gerado naturalmente pela ação de microorganismos tanto no solo quanto nos mares. Entretanto, essas altas concentrações só foram possíveis pela ação do Homem. Elas são resultado da combustão de combustíveis fósseis e pela queimada de florestas, o que também explica o aumento do nível desse gás na África e no sudeste da Ásia.







IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson