Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Ibama pede informações sobre exploração de urânio no Ceará
São Paulo, 01 de Dezembro de 2004
ÍNDICE GERAL   

O Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis pediu na sexta-feira (26) informações detalhadas do governo do Ceará e da INB - Indústrias Nucleares do Brasil sobre a exploração da mina de Santa Quitéria. A INB tem autorização do órgão ambiental estadual (Semace) para explorar fosfato, mas a mina também concentra grande quantidade de urânio. Santa Quitéria é a segunda maior mina de urânio do País.

“O nível desse minério exige avaliação mais profunda para identificar a competência no licenciamento da mina”, afirmou o diretor de Assuntos Estratégicos, Luiz Fernando Merico, após reunião com o vice-governador do Ceará, Francisco Garcia, o secretário de Meio Ambiente, Romeu Aldigheri, e representantes da empresa INB.

O diretor de Recursos Minerais da INB, Guilherme Camargo, argumentou durante a reunião que o principal mineral de Santa Quitéria é o fosfato. Segundo ele, a proporção dos minérios na mina é de mil quilos de rocha fosfórica para um quilo de urânio. E garantiu: “o urânio é um minério associado ao fosfato”.

Mas, na opinião do diretor Merico, avaliações mais aprofundadas podem indicar o urânio como o principal produto da mina e o licenciamento da exploração de um minério radioativo é de competência exclusiva da União. O diretor do Ibama ainda ressalta que o assunto tem implicações internacionais. O Brasil usa o urânio para fins pacíficos, mas deve prestar contas a outros países. Recentemente, uma comissão internacional fez vistoria do enriquecimento do urânio no país.

O vice-governador do Ceará disse que o empreendimento em Santa Quitéria visa reduzir a dependência do Brasil na importação de fosfato para produzir fertilizantes. E pediu sensibilidade dos diretores do Ibama na análise do caso. “O Ceará não quer nenhum privilégio. O empreendimento é importante para o Ceará e para o Brasil, mas não quer dizer que se pretenda passar por cima do regime legal instituído”, ponderou.







IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan