Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Cepagri e Embrapa recebem nova antena para pesquisas agrometeorológicas
São Paulo, 06 de Dezembro de 2004
ÍNDICE GERAL   

Uma antena de recepção de imagens de satélites meteorológicos foi instalada nesta quinta-feira (2), no prédio da Embrapa Informática Agropecuária em Campinas (SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O novo equipamento atenderá ao projeto de zoneamento de riscos agrícolas desenvolvido pela Embrapa, em parceria com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Os recursos são provenientes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Além de receber informações do satélite americano NOAA, a antena captará imagens do satélite livre chinês FY. "Nossa expectativa é gerar uma série maior de produtos para auxiliar as pesquisas no campo da meteorologia e da agricultura, como o acompanhamento de safras", explica o diretor do Cepagri, Jurandir Zullo Júnior.

O receptor substituiu uma antena instalada há dez anos. O objetivo é atualizar o software e aprimorar o sistema. A previsão é que o equipamento receba dez imagens por dia do NOAA e duas do FY. As imagens também alimentarão o banco de dados do Sistema de Monitoramento Agrometeorológico.

Agritempo





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine