Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Dano ambiental ameaça combate à pobreza, diz estudo
São Paulo, 02 de Abril de 2005
ÍNDICE GERAL   

Um estudo divulgado nesta quarta-feira afirma que 60% dos serviços de ecossistema do mundo estão sendo degradados ou usados de forma insustentável.

“Serviços do ecossistema” é uma expressão usada para englobar benefícios prestados pelo meio-ambiente à vida humana, incluindo, por exemplo, a água, a agricultura e as florestas naturais.

De acordo com o estudo preparado pela Junta Coordenadora da Avaliação Ecossistêmica do Milênio, feito com a participação de mais de 1,3 mil especialistas, dois destes serviços, os estoques de peixes para a pesca e de água, estão em níveis muito menores do que os necessários para suprir as necessidades atuais.

O relatório afirma que a degradação do meio-ambiente constitui um sério obstáculo ao cumprimento das metas de redução da pobreza e da fome estabelecidas pelas Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU.

Funções naturais
O relatório, que se chama Avaliação Ecossistêmica do Milênio, diz que os seres humanos fizeram mais mudanças nos ecossistemas nos últimos 50 anos do que em qualquer outro período da história e prevê que as conseqüências nocivas da degradação podem ficar bem piores no próximo meio século.

“As atividades humanas estão exaurindo as funções naturais da Terra de tal modo que a capacidade dos ecossistemas do planeta de sustentar as gerações futuras já não é mais uma certeza”, diz a mensagem da direção da junta que foi divulgada junto com o estudo.

Os cientistas dizem ter encontrado evidências suficientes para identificar que 15 dos 24 serviços do ecossistema analisados estão sofrendo degradação neste momento.

Apenas quatro deles apresentaram melhoria – a agricultura, a pecuária e a aqüicultura, cujas capacidades de produção aumentaram bastante, e a gestão das mudanças climáticas a nível global.

O resultado, exemplifica o documento, é que entre 10% e 30% das espécies de mamíferos, aves e anfíbios estão hoje ameaçados de extinção.

O documento também alerta que os danos ao meio-ambiente ajudam a difundir doenças como a malária e podem facilitar o surgimento de novas enfermidades capazes de afetar os seres humanos.

Os cientistas elaboraram quatro projeções para o futuro do meio-ambiente, e em todas elas o progresso na eliminação da fome é bem inferior ao necessário para cumprir as Metas do Milênio.

Mas o estudo também diz que é possível reverter a situação, ainda que isso “vá exigir mudanças radicais na forma como se lida com a natureza”.

Foto: Estoques de peixes para a pesca estão abaixo do necessário.

BBC





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine