Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Segundo o Ibama, incêndios no Acre exigem equipamento especial
São Paulo, 27 de Setembro de 2005
ÍNDICE GERAL   

Cerca de cem homens estão diretamente envolvidos no combate ao incêndio florestal que o Acre enfrenta, mas o número ainda é insuficiente e não há condições materiais para as outras equipes trabalharem, segundo o assessor especial da Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio-Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, Kleber Alves.

Ele afirma que já existem equipes mobilizadas para serem incorporadas nesse trabalho tão logo as estruturas de materiais e logística de transporte sejam reforçadas. "Não adianta deslocarmos mais gente para a região se não temos condições de transportá-las e não temos equipamentos para dar eficácia no combate ao fogo e segurança também".

Sobre a área tomada pelo fogo, Kleber Alves explicou que não há como mapear toda a extensão do incêndio, uma vez que se trata do chamado "fogo sub-bosque", que avança sob a copa das árvores. "Só vamos poder ter uma noção de impacto do incêndio dentro de alguns dias pelas medições, pelo trabalho que está sendo iniciado na região", diz.

A expectativa do Ibama é que com a chegada da primavera, as chuvas que estão atrasadas há mais de um mês na região possam definitivamente cair na intensidade que se precisa para que o controle e a extinção do fogo possa se fazer efetivamente. "Nós estamos buscando o controle do incêndio florestal, mas, a extinção mesmo só será possível com a vinda das chuvas e o aumento da umidade relativa do ar na região de floresta, que, na semana passada, chegou à inacreditável marca de apenas 20%".

Essa umidade relativa do ar, conforme descrição do próprio Kleber Alves, só é verificada na região do Planalto Central, onde se tem uma altitude elevada, muitos ventos e uma região de cerrado com intensa insolação do solo. "Na região de floresta, chegar a 20% de umidade relativa do ar é algo extremamente raro", observou.

Benedito Mendonça/ Agência Brasil





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Uma nação consiste de seu território, seu povo e suas leis. O território é o único que tem uma certa estabilidade" - Abraham Lincoln