Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Homem teria chegado ao norte da Europa há 700 mil anos
São Paulo, 19 de Dezembro de 2005
ÍNDICE GERAL   

Há 700 mil anos, o Reino Unido não existia da forma como aparece hoje nos mapas. A região estava conectada à atual Europa por uma grande quantidade de sedimentos, trazida principalmente pelos rios. O clima era agradável e, por ser uma fase interglacial, os hominídeos poderiam se aventurar pelo globo terrestre.

Segundo artigo publicado na edição desta quinta-feira da revista Nature, foi exatamente o que ocorreu. O novo estudo aponta que naquele momento, pela primeira vez, os antepassados dos homens modernos chegaram ao que hoje se conhece por Inglaterra.

A equipe de Simon Parfitt, do Instituto de Arqueologia da Universidade de Londres, datou artefatos de pedra encontrados no sudeste do país. O resultado surpreendeu: 700 mil anos. Até então, acreditava-se que o homem teria chegado por ali há 500 mil anos.

Mas, segundo Will Roebroeks, da Universidade de Leiden, na Holanda - em comentário sobre o estudo na mesma edição da revista -, o conjunto de ferramentas de pedra encontrado agora não permite afirmar que hominídeos chegaram a viver naquela região por um longo período de tempo. Para ele, os hominídeos teriam passado por ali e retornado à atual Europa continental.

Pelo novo estudo, o intervalo de tempo entre a ocupação do sul e do norte do continente europeu se torna bem menor. Os traços mais antigos de hominídeos encontrados até hoje no Velho Continente têm 800 mil anos e foram descobertos em Atapuerca, na Espanha.

Fapesp





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson