Apolo11.com - Imagens de satélite, tecnologia e fenômenos naturais



Imagens de satélite e sensoriamento remoto

Documentado pela primeira vez o código genético de um marsupial
São Paulo, 31 de Janeiro de 2006
ÍNDICE GERAL   

Um grupo de cientistas australianos revelou hoje que conseguiu estabelecer as seqüências do genoma de um marsupial, pela primeira vez, junto a colegas americanos e europeus, informou a rádio australiana, ABC.

A bióloga Katy Belov, da Universidade de Sydney, que liderou a equipe de cientistas, explicou como documentaram o genoma do golicorto cinza (Monodelphis domestica), um mamífero marsupial nativo da América do Sul conhecido entre os especialistas como "opossum" ou zarigüeya.

Ao estabelecer as seqüências do genoma do marsupial os cientistas puderam acompanhar a evolução do sistema imunológico dos mamíferos até tempos ancestrais e concluir que o sistema imunológico dos humanos é muito mais moderno do que se achava, explicou Belov.

As conclusões da pesquisa, realizada no "Broad Institute" dos Estados Unidos, serão publicadas hoje na revista científica PLoS Biology.

Os marsupiais da América do Sul se diferenciaram dos australianos há aproximadamente 70 milhões de anos e continuaram evoluindo independentemente até chegar a contar com diferenças muito marcadas.

Por isso, Belov ressaltou a necessidade de continuar pesquisando outros espécies, como o ornitorrinco, um monotrema ou mamífero que põe ovos, que acredita-se que apareceu há 210 milhões de anos.

O trabalho publicado hoje sobre os opossums, será completado com o projeto de pesquisar as seqüências do genoma do "wallaby tammar", uma espécie muito pequena de canguru geralmente utilizada para o estudo genético destes marsupiais, que está sendo feito nas Instalações australianas de Pesquisa do Genoma e no Centro de Seqüência do Genoma Humano nos Estados Unidos.

Belov concluiu que ao contar com o genoma dos marsupiais sul-americanos e dos australianos, "poderemos prever as seqüências de todos os marsupiais".

Agência EFE





IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2001 - 2024
Política de Privacidade

"Quando o orgulho vai na frente, a vergonha e os danos vão atrás" - Provérbio francês