Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

Edi

12/05/2007
17h52
Mapa Mundi
Categoria: Geografia

Existe algum pq o mapa mundi é da maneiras que vemos hj?

Ou seja, os EUA é no e a Europa são no norte e as Américas no sul? Ja que a terra é redonda poderia ser ao contrario.


cosmonauta

13/05/2007
13h23
Não entendi muito bem o que você quis dizer.

Pois os EUA está no Norte, mas na América do Norte, tambem a América Central é Norte e até parte da América do Sul.

A Terra é redonda, mas convencionou-se um lado como Norte e o outro como Sul, divididos pela Linha Imaginária do Equador, que é o ponto médio entre os dois.

Do lado Sul estão América do Sul, África, Austrália e outros.


kelso

13/05/2007
14h19
Caro Edi, como vai?

Realmente, sua pergunta não está muito clara. Poderia ser mais objetivo?

Abraço,

Kelso


Lutcho

13/05/2007
20h23
Edi, não entendi nada do que você expôs. Tente novamente.

Grato, abraços Lutcho.


Edi

13/05/2007
20h39
Simples, imagina a Terra de ponta cabeça. Mas sempre estudamos e aprendemos da maneira que vemos, ou seja, os USA em cima e o Brasil em baixo. Isso é mundial, eu só gostaria de saber se existe uma razao logica pra isso, ou simplesmente acharam mais bonito assim.

Nany

13/05/2007
22h15
Olá Edi!!! Como vai?

Acho que posso responder a sua pergunta, se eu estiver errada me fale depois, mas está comprovado a localização dos países no globo terrestre,assim os EUA em cima,ou seja, ao norte da linha do Equador, e o Brasil abaixo, ao Sul da Linha. Se os estudiosos não tivessem certeza jamais descreveriam os países da maneira em que estão, e as viagens espaciais estão aí pra provar isso, a Terra já foi vista lá de cima pelos astronautas, se fosse diferente, com certeza já teriam nos avisado.

Um abraço!

Ah! e se eu estiver errada com relação ao meu comentário, por favor me corrijam

Obrigada


kelso

14/05/2007
06h45
Caro Edi,

Tudo tem um começo, e a história da cartografia remonta ao Homem pré-histórico, antes mesmo da invenção da escrita. Depois vieram os mapas sumérios em placas de argila papiros egípcios. Na Grécia antiga, Aristóteles e Hiparco produziram mapas com latitudes e longitudes. Em Roma, Ptolomeu representou a Terra dentro de um círculo.

Embora na Idade Média o conhecimento geográfico tenha obtido pouco avanço, confinado ao domínio eclesiástico, foram produzidos os mapas OT (Orbis Terrarum), um "T" composto pelas águas do Mar Mediterrâneo, Mar Negro e rio Nilo, separando as terras da Europa, Ásia ocidental e Norte de África), dentro de um "O", que representava o mundo. No mundo árabe, ao contrário, o conhecimento andava a passos largos e desde 827 o califa Al Mamum já havia determinado traduzir do grego a obra de Ptolomeu, chamada Almagesto. Desse modo, através do Império Bizantino, os árabes resgataram os conhecimentos greco-romanos, aperfeiçoando-os.

Em outras palavras, o mapa-mundi é uma evolução do conhecimento desde tempos imemoriais e desenhado dessa forma por uma questão de bom senso. Mesmo sem conhecer realmente a disposição geográfica, os estudiosos da época acertaram em cheio. Mapas do século 16 já eram muito precisos. Essa ciência se chama cartografia.

Como disse a Nany, se fosse diferente, os astronautas já teriam nos avisado.

Como se vê, não é necessário ir até a Lua para ver como ela é. A ciência, mesmo que precária, consegue provar e mostrar os fatos!

Um abraço,

Kelso


Ender

14/05/2007
10h46
Olá Edi e todos os participantes.

Vamos tentar sanar a sua dúvida. Não existe razão científica aparente para termos o mapa mundi como o temos tradicionalmente, e eu explico porque. Nosso planeta gira em torno de seu eixo porém existe um angulo para essa rotação que é em torno de 23º, ou seja a Terra rotaciona um pouco "torta" em relação ao eixo. Pra complicar aida temos um polo magnético diferente do polo "físico". Não vou me ater a explicações astronômicas aqui.

O que importa é que no espaço, na ausência de gravidade, não faz sentido chamar tal hemisfério de "em cima" ou "em baixo", a dúvida seria "com relação a qual plano?" ao plano do Sistema Solar? Ao plano da Galáxia?

Porque temos então sempre os EUA e a Europa no hemisfério norte e não no hemisfério sul? A resposta é pura convenção política, a Europa desde os tempos das caravelas ocupava o centro dos mapas, pois era lá o ponto de partida de todas as viagens, só por isso.

Ender


Letícia

02/01/2009
23h38
Pelo que entendi, a sua pergunta optaria por uma resposta:

Como foram os Europeus que inventaram o "mapa mundi", eles se colocaram no "centro" do mapa...e conforme o resto, eles foram colocando como viam do espaço... mas existem outros tipos de mapas conforme o país....

Obrigada...

02/01/2009


Paulo

03/01/2009
07h08
Edi,

Eu entendi o que você quis perguntar.

Eu pensei na seguinte situação:

Um astronauta tira uma fotografia da Terra. Já de volta ao solo ele pega uma caneta e marca corretamente na fotografia os pontos cardeais, norte, sul, leste, oeste... Não fará diferença alguma se, ao tirar a foto, o Brasil por exemplo saiu na parte de cima da foto, ou de lado, ou pra baixo, você apenas orienta a foto de acordo com os pontos cardeais e poderá usá-la como um mapa.

Suponho que a forma como o mapa mundi é desenhado é apenas uma convenção, seguem um padrão pra facilitar.

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2014
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento

"Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver" - Dom Helder Câmara