Siga o Apolo11 no Facebook   Siga o Apolo11 no Twiiter
Ciência, Espaço e Tecnologia

Lunetas e Telescopios

CASELLA

20/01/2010
14h34
A lua não gira em torno da terra.
Categoria: Satélites e Ciências Espacias

Saudações.

A lua não gira em volta da terra.

Eu não sabia, vivendo e aprendendo!

Se alguém puder explicar melhor o assunto ou indicar alguma matéria sobre o tipo de movimento que a lua faz em relação ao nosso planeta, agradeço!

Abraços a todos.


Vicdm

20/01/2010
14h43
A afirmativa: "A Lua gira em torno da Terra" é TOTALMENTE ERRADA.

Explicarei o porquê:

Ambos a Lua e a Terra são dotados de massa, logo possuem um campo gravitacional total concentrado em seu centro de gravidade, no caso de todos os corpos de nosso Universo em seus centros.

A Lua desta forma atua como o centro de um campo gravitacional particular, e a Terra atua como o centro de um campo gravitacional particular da Terra.

Ambos os campos estão em interação, logo o resultado é um sistema gravitacional Terra-Lua com a existência de um centro gravitacional deste sistema proporcionalmente à suas massas. Como assim? Quanto maior for um dos corpos em relação ao outro mais próximo de seu centro se situará o centro gravitacional do sistema, no caso Terra-Lua, a Terra possui aproximadamente 81.3 vezes mais massa do que a Lua, e neste caso o centro gravitacional do sistema Terra-Lua situa-se 81.3 vezes mais próximo do centro da Terra do que do centro da Lua, e como ambos os corpos giram ao redor deste centro, nos dá a ilusão de que a Lua gira ao redor da Terra.

Tal explicação serve para quaisquer outros corpos em interação gravitacional como o Sol e os planetas do Sistema Solar, ou como qualquer planeta e seus satélites.

Conclusão: A Terra e a Lua giram em torno do centro do sistema gravitacional Terra-Lua, e que por sua vez gira ao redor de outro sistema gravitacional Terra-Lua-Sol.


Apolo11.com

20/01/2010
14h59
Bem... Acho que agora deu pra entender por que nosso fórum precisa de reformulação urgente.

Rogério Leite


cosmonauta

20/01/2010
16h18
Olá amigos.

É Rogério, aparece cada uma que parece 10. Não entendi bem nenhum dos dois aí.

Quer dizer, explicar minúcias a quem não entende bulhufas, como quiz fazer o Vicdm, fica difícil.

Bastaria dizer que o movimento diário da Lua em torno da Terra, é causado pelo movimento de Rotação da Terra.

E o movimento da Lua em torno da Terra em 29 dias, gerando as diversas fases, refletindo a luz solar, criando partes claras e sombras, é a Translação da Lua.

Tão simples, não?

Fora isso, mais detalhes só para astrônomos e matemáticos. Um abraço.


Apolo11.com

20/01/2010
18h50
É Cosmonauta...

O problema é vir a um Fórum de ciências dizer que a Lua, um satélite natural, não gira ao redor da Terra. Aí fica difícil mesmo.

Abraço!

Rogério


PRFurlan

20/01/2010
19h35
O texto do VICDM, foi copiado e colado do site yahoo de pesquisa, conforme abaixo:

Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta

Amiga Chiquérrima, Ótima pergunta!!!!, muitos calouros em Astronomia se confundem neste ponto.

A afirmativa: "A Lua gira em torno da Terra" é TOTALMENTE ERRADA.

Explicarei o porquê:

Ambos a Lua e a Terra são dotados de massa, logo possuem um campo gravitacional total concentrado em seu centro de gravidade, no caso de todos os corpos de nosso Universo em seus centros.

A Lua desta forma atua como o centro de um campo gravitacional particular, e a Terra atua como o centro de um campo gravitacional particular da Terra.

Ambos os campos estão em interação, logo o resultado é um sistema gravitacional Terra-Lua com a existência de um centro gravitacional deste sistema proporcionalmente à suas massas. Como assim? Quanto maior for um dos corpos emr relação ao outro mais próximo de seu centro se situará o centro gravitacional do sistema, no caso Terra-Lua, a Terra possui aproximadamente 81.3 vezes mais massa do que a Lua, e neste caso o centro gravitacional do sistema Terra-Lua situa-se 81.3 vezes mais próximo do centro da Terra do que do centro da Lua, e como ambos os corpos giram ao redor deste centro, nos dá a ilusão de que a Lua gira ao redor da Terra.

Tal explicação serve para quaisquer outros corpos em interação gravitacional como o Sol e os planetas do Sistema Solar, ou como qualquer planeta e seus satélites.

Conclusão: A Terra e a Lua giram em torno do centro do sistema gravitacional Terra-Lua, e que por sua vez gira ao redor de outro sistema gravitacional Terra-Lua-Sol.

FCH.

2 anos atrás

Denuncie

Avaliação do autor da pergunta: Comentário do autor da pergunta: OK

Não coloquem no forum algo que não tenham certeza a sua origem.


Vicdm

20/01/2010
19h41
so estava tentando ajudar.

Hellraiser

20/01/2010
20h52
Dá desânimo até de comentar...

Que tristeza anda a nossa educação...


labressiani

22/01/2010
15h02
na minha humilde opinião o sabio ensina o leigo e não acha graça da sua ignorancia do assunto se alguem sabe mais do que eu fico feliz que essa pessoa me ensine ao invés de usar sua imensa sabedoria de genio para humilhar alguem que não sabe, só vamos construir algo de bom se ao invés de criticar quem não sabe, ensina-lo e não gastar seu precioso tempo de genialidade para criticar jocosamente, o mestre ensina, o sabio ensina, mas o que é ignorante ri da ignorancia alheia, não estou ofendendo só fazendo vcs abrirem a mente para o ensino aqui neste site sem gozações inuteis

cosmonauta

22/01/2010
19h50
Labressiane.

Não é questão de comentar ou criticar "jocosamente" certas perguntas ou respostas, de alguém daqui.

O que o Rogério e tambem eu dissemos, é que um caso como esse da Lua girar em torno da Terra é tão simples e ensinado no Jardim da Infancia a crianças, que fica complicado ser discutido aqui num site de Astronomia.

E nem tem como perder nosso tempo, respondendo questões que se aprende em qualquer livro escolar.

Portanto, é por isso que temos Normas nesse espaço e também ja se fala em reformular nosso Forum.

Tantos assuntos sérios a serem pesquisados e comentados, vamos melhorar este espaço, tão gentilmente cedido pelo "Apolo11.com", para aprendermos cada vez mais.

Um abraço a todos.


Hellraiser

22/01/2010
21h22
REFORÇANDO:

Dá desânimo até de comentar (II)...

Que tristeza anda a nossa educação (II)...


luziaeiko

23/01/2010
10h29
Senhores, por favor...O site é aberto a todos os tipos de publicos, certo? Então tem que estar preparado para qualquer tipo de pergunta e como é aberto para resposta de seus membros tem que estar preparado para que qualquer um deles responda independente do seu nivel, ja que as regras são essas.É importante não espantar ninguém, nem do site, nem da Astronomia.Vcs perceberam como o CAsella estava entusiasmado com a descoberta? Pois é, naõ sei se ele leu a respósta ou não, afinal ele pode ser um membro de passagem pelo site, mas se ele leu a resposta pode ter ficado grato por ter recebido atenção e achar as pessoas daqui legais, se leu a segunda resposta pode ter levado um banho de agua fria, ficar desanimado e não voltar nem ao site nem a Astronomia.Ele pode até não enterder o que é um centro de gravidade, mas agora ja sabe que existe um.Então fica ai uma reflexão para quem gerencia o site: Saber qual é o objetivo especifico e geral do site e qual publico pretente atingir? E tenham todos um Bom Dia.

PRFurlan

25/01/2010
14h45
Um site, ou um forum entra em descrédito quando há muitos participantes postando perguntas ou colocando afirmações sem nenhum embasamento. O Apolo11 é um site que considero sério, que ajuda a esclarecer os interessados nas diversas matérias que são apresentadas. Vamos continuar a enriquecer cada vez mais o conteúdo deste site tão bem dirigido pelo Rogério.

Hellraiser

25/01/2010
18h05
A tolice não se apaga diante da ciência, das altas tecnologias e do conhecimento,ao contrário, com o progresso, ela também progride!

Pelo andar da carruagem, só os bobalhões e as baratas sobreviverão ao próprio planeta.


CASELLA

26/01/2010
17h38
Saudações!

Primeiramente quero agradecer aqueles que saíram em minha defesa ( Vicdm, labressiani.e luziaeiko ).

Em segundo lugar, quero esclarecer algumas coisas.

Na primeira postagem foi colocado:

“Se alguém puder explicar melhor o assunto ou indicar alguma matéria sobre o tipo de movimento que a lua faz em relação ao nosso planeta, agradeço!”

Quais foram as postagens subseqüentes? Resposta: Crítica e desdenho.

Se alguém se interessar pelo assunto, aqui estão algumas sugestões:

www.zenite.nu/05/3-ter.php

http://terraquegira.blogspot.com/2007/03/terra-e-lua.html

Estes dois parágrafos abaixo entre aspas, foram retirados dos endereços acima.

“A Lua gira em volta da Terra. A Terra gira em volta da Lua. Ambas giram uma em torno da outra. Este facto parece um pouco estranho, pois a nossa intuição, ou o que aprendemos nos primeiros anos da escola, diz-nos que a Terra gira em torno do Sol e que a Lua gira em torno da Terra. De facto a Terra e a Lua giram em torno de um centro de gravidade comum, onde cada um dos corpos estão localizados em lados opostos relativamente ao centro. No entanto a Terra é muito mais maciça do que a Lua, pelo que esse centro de massa se encontra muito mais perto da Terra do que da Lua. Tão próximo que podemos considerar que é apenas a Lua que gira em torno da Terra. “

OBS : facto = fato. Antes que alguém inicie alguma critica.

“Se viajássemos numa nave espacial até uma certa distância veríamos Terra e Lua dançando como um par de bailarinos no espaço. Se fossemos ainda mais longe, de modo que toda a órbita terrestre pudesse ser contemplada, perceberíamos que a Terra não segue rigorosamente seu traçado orbital. Quem faz isso é o sistema Terra-Lua.”

Agora quero lamentar o comportamento de algumas pessoas, que antemão já era esperado. A tempos tenho observado as atitudes de alguns membros deste fórum que estão sempre de plantão com o intuito de ridicularizar os outros, ora por suas perguntas e ponto de vista, ora por erros de português ou por alguma deficiência gramatical.

Infelizmente esse é o comportamento da maioria das pessoas que faz parte desta “humanidade”, pessoas que, procuram atingir uma grande evolução intelectual, mas ficam estagnado na sua evolução moral .

Este comportamento ainda animalizado se assemelha as hienas empreitando sua presa, quando a líder do grupo arranca seu primeiro naco de carne , os outros membros, sentindo se seguro, lançam se ferozmente sobre a caça.

Pensem nisto, antes de agirem por impulso.

Abraços a todos!


CASELLA

26/01/2010
17h49
Correção: onde for lido "retirados", substitua por "tirados".

cosmonauta

26/01/2010
19h08
Pois é Rogério.

O título e a escrita inicial do Casella, diz textualmente.

"A Lua não gira em torno da Terra"

"Eu não sabia, vivendo e aprendendo!"

Isto insinua ardilmente, que o escritor descobriu e tem como provar que a Lua não faz sua translação ao redor de nossa Terra.

Pois bem senhores (as).

Mesmo que exista um centro de gravidade comum, não sendo este no centro da Terra mas a alguma distancia do mesmo, a Lua continua girando em torno da Terra, até me provarem o contrário.

Isto acontece com todos corpos que orbitam no espaço, visto serem a sua órbita uma Elíptica.

Tivesse o amigo Casella, descrito esse artigo, ora desaforado, em sua missiva inicial, teria marcado um tento em relação a "nosotros".

Um abraço.

Luziaeiko, fosse uma pergunta a escrita inicial, mesmo a mais simples possível, creio que todos comentariam e estariam prontos a ajudar.

Mas do modo que "apareceu", como uma afirmação fora de "padrão", chegou a tal ponto.

Vamos manter nosso Forum em alto nível, gente!

Um abraço.


Hellraiser

26/01/2010
20h22
Erro de interpretação.

Em nenhum momento, no site do "ZÊNITE", faz qualquer menção afirmando que a Lua não gira em torno da Terra e no "TERRAQUEGIRA" afirma que ambas giram em torno de um centro de gravidade comum que se situa em um ponto abaixo da superfície terrestre, mas não exatamente no centro da Terra.

Em nenhum momento afirmam que a Lua não gira em torno da Terra...


Gallahad

04/02/2010
15h32
Gente, gente... a lua não "Gira", se ela girasse não teria o lado oculto...

Não sei não mas acho que o termo "transitar em torno da terra" seria uma melhor descrição... mas essa é apenas minha humilde opinião!

Abraços a todos.


Hellraiser

04/02/2010
18h31
Pense bem Gallahad...

Se a Lua não GIRASSE em torno da Terra, ai sim não teria lado oculto.

Ocorre que a velocidade angular do movimento de rotação da Lua faz com que, coincidentemente, uma só face fique voltada para a Terra.

Fosse essa velocidade maior ou menor, ai é que não teríamos um LADO OCULTO.


Apolo11.com

04/02/2010
19h19
Em outras palavras, o tempo que a Lua leva para dar uma volta ao redor da Terra é o mesmo que ela leva para dar 1 giro em torno do próprio eixo. Dessa forma, apresenta sempre a mesma face voltada para nós. Esse tempo é de 29.5 dias.

Rogério Leite - Apolo11.com


PRFurlan

04/02/2010
20h57
E por esse motivo, quem estiver na Lua do lado visivel para nós, verá a terra eternamente suspensa no céu.

Gallahad

05/02/2010
00h03
Ok!!! Ok!!!! Eu me rendo a superioridade intelectual do Apolo11.... é por isso que estou aqui... para aprender!!! e dar palpites bestas!!!!!!!!

Muito obrigado pela elucidação!!!

Como diria Galileu...

Eppur si muove


marraos

10/02/2010
19h43
Fiquei impressionado com esses debates sobre o movimento lua e terra, mas ao mesmo tempo parabenizo aqueles que tem duvída como eu em aprender com os que tem mais conhecimento.Não podemos deixar de lembrar que de Ptolomeu a o lançamento da ENDEAVOUR muitas mudanças tivemos em termos de conhecimentos,por isso o debate é válido. sem mais desse paceiro e admirador do APOLO11 YULORENCIO ODELINO DOS SANTOS. MARRÃO ILHÉUS BAHIA

kalango

13/02/2010
20h01
AFINAL, A LUA GIRA EM REDOR DA TERRA OU NAO ? PARECE QUE COISA DE ESCOLA TA ESQUENTANDO A CABEÇA DE ALGUNS.

Niltoncica

23/02/2010
16h39
Olá pessoal, tudo bem?

O termo "girar" não está 100% certo, tecnicamente falando, pois realmente as órbitas se definem em torno de um certo comum de massa, a Terra e a Lua giram em torno deste centro, isso também vale para o SOL e todos os demais planetas, todos girando em torno de um centro comum de massa, é devido a esa característica que foi descobertos os primeiros planetas fora do sistema solar, é claro que em relação a interação Terra-Lua, nós não podemos perceber devido às dimensões dos corpos em relação a nós mesmos, e a Terra tem gravidade 6 vezes maior do que a da Lua, é realmente mais de 80 vezes mais massiva, porém a aplicação do cálculo deve conter também o coeficiente de densidade , o raio e a constante geral da gravitação de Newton, ou pode-se também usar a relatividade geral.


Hellraiser

23/02/2010
17h48
Girar,

""Girar é a ação que caracteriza a mudança da angulação de qualquer coisa (real ou não) AO REDOR DE ALGUM PONTO ESPACIAL ou ao redor de um eixo qualquer. Quando é ao redor de seu próprio eixo se diz "rotacionar".""


Ricky11

24/02/2010
02h20
Gostei do tema e não quero contestar o moderador que tirou a dúvida de todos! parabéns apolo11.com, para mim o melhor desta ciência na net.com!

zz2xay

09/03/2010
01h41
Bebo,por que gosto que o mundo gire em torno de mim,ou seria de *eu*?Ou eu que giro ?Sei lá o que importa é que tudo continue a girar em torno ou em volta de alguma coisa...Um brinde a harmonia do forum,com assento ou sem acento no fórum ...~/

internauta

15/03/2010
15h15
Como vemos sempre o mesmo lado da Lua, é compreensível pensar que o satélite natural da Terra não tem movimento de rotação, certo? Errado. A "Lua tem rotação sim, só que o período em que ela gira em torno de si mesma leva o mesmo tempo do movimento de translação em torno da Terra", explica a astrônoma astrônoma da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Thaisa Storchi Bergmann.

» CORREÇÃO: Por que a Lua não tem movimento de rotação?

Ela diz que à medida que a Lua gira em torno da Terra, ela gira também em torno do seu eixo. Por isso sempre vemos a mesma face do astro. "Uma analogia interessante pode ser realizada com uma experiência caseira: girar em torno de uma cadeira olhando para ela. Depois de um giro completo, além de dar uma volta na cadeira, teremos feito o movimento de rotação", exemplifica.

Isso acontece porque a Terra, com sua imensa força gravitacional, acaba freando a rotação da Lua. Isso se chama força de maré. "Conhecemos as marés produzidas pela Lua na Terra, mas a Terra produz uma força de maré ainda mais forte sobre a Lua",

Importante: Todos os posts são de total responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a opinião do Apolo11.com. Informações sobre nossa Política de Privacidade podem ser encontradas no rodapé da página.

IMAGENS DE SATÉLITES !    Clique e conheça nosso Vídeo Workshop de sensoriamento remoto e imagens meteorológicas.
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2014
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento

"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago