Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Sexta-feira, 21 set 2012 - 11h27

Curiosity: Pedra em forma de pirâmide será alvo de estudo em Marte

Durante suas primeiras caminhadas na superfície marciana, o jipe-robô Curiosity encontrou diversos objetos interessantes e dignos de estudo. O mais recente é uma curiosa rocha em forma de pirâmide egípcia e que será o primeiro alvo de pesquisa do laboratório geológico marciano.

Clique para ampliar

A pedra encontrada pelo Curiosity tem cerca de 40 cm de largura por 25 cm de altura e no momento de ser fotografada se encontrava a apenas 2.5 metros de distância do jipe-robô.

Pelas características da imagem divulgada, a cena foi registrada por um dos pares de câmeras de navegação Navcam, um conjunto estereoscópico de sensores em preto e branco montados no topo do mastro do jipe e que têm a finalidade de prover suporte à navegação.

A pequena pirâmide marciana se localiza ao sul do equador do planeta, no interior da Cratera Gale, próximo a um lugar batizado de Glenelg.

De acordo com nota divulgada pela Nasa, a rocha será o primeiro objeto a ser estudado pelo espectrômetro a bordo do jipe e será observado em detalhes pelo instrumento Mars Hand Lens Imager (MAHLI), capaz de fazer macrofotografias a apenas 2.3 centímetros de distância.

O local onde foi encontrada a pirâmide é uma área de mistura de três tipos diferentes de terrenos o que segundo os pesquisadores de Marte pode resultar em achados bastante interessantes. Como em toda a missão que envolve Marte, o objetivo das análises é descobrir se o local oferece ou já ofereceu as condições ambientais adequadas ao desenvolvimento de forma de vida, especialmente microbiana.

Preto e Branco
Ao contrário do muitos pensam, as imagens fornecidas pelas Navcams não são em preto e branco por que a Nasa não tem dinheiro para câmeras coloridas. Elas são em preto em branco para poderem oferecer a máxima resolução possível dentro do espectro visível e essa resolução só pode ser obtida atualmente com CCDs especialmente projetados para isso.

A função da Navcam não é fazer fotos maravilhosas de Marte, mas fornecer dados tridimensionais que possam auxiliar na navegação do jipe-robô. Eventualmente, as imagens das Navcams podem ser colorizadas com base em dados fornecidas por outras câmeras.


Foto: Pedra em formato de pirâmide encontrada na superfície de Marte pelo robô Curiosity. A pedra recebeu o nome de Jake Matijevic, engenheiro da Nasa que morreu há um mês, aos 64 anos. Matijevic era um dos responsáveis pela missão ao planeta vermelho. Créditos: Nasa, Apolo11.com.






Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Um político é capaz de qualquer coisa para permanecer - até mesmo tornar-se um patriota - William R. Hearst