Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Quinta-feira, 20 mai 2010 - 09h32

Jipe Opportunity bate recorde de exploração em solo marciano

A exploração do Planeta Vermelho comemora hoje um recorde para ficar na história. Neste 20 de maio de 2010, o jipe-robô Opportunity completa seis anos e 116 dias em atividade no solo de Marte, superando o tempo de vida alcançado pelo explorador Viking 1, em 1982

Trilha deixada pelo jipe explorador Opportunity, em Marte.
Clique para ampliar

O Opportunity começou a operar em Marte no dia 25 de janeiro de 2004, três semanas depois que seu irmão gêmeo Spirit pousou no Planeta Vermelho. Atualmente, o jipe Spirit está em processo de hibernação e sem comunicação com a Terra. Se conseguir sobreviver ao longo período de espera e carregar suas baterias, esse recorde passa a ser dele.

Baseados em dados para previsão de recarga das baterias, cientistas do Laboratório de Propulsão a Jato, JPL, da Nasa, colocaram o Spirit em hibernação antecipada, já que a luz solar incidente nos painéis começou a declinar com chegada do outono no hemisfério sul de Marte, onde está o explorador.

"Ultrapassar o tempo de vida previsto para Viking 1 é surpreendente", disse John Callas, chefe do projeto de robôs exploradores em Marte, junto ao JPL. "Eles foram projetados para uma missão de apenas 90 dias e ultrapassaram todas as nossas expectativas".


Viking 1
A Viking 1 foi lançada em 20 de agosto de 1975 e seu robô pousou na superfície marciana um ano depois, em 21 de agosto de 1976, mantendo o orbitador ao redor do planeta.

As atividades foram encerradas em 13 de novembro de 1982, após um erro de comando enviado da Terra que sobrescreveu os dados de posicionamento da antena. Por quatro meses os engenheiros tentaram restabelecer o contato com a Viking 1, mas sem sucesso. Em 2006, o explorador foi novamente localizado, desta vez com o uso das câmeras de alta resolução a bordo da nave MRO (Mars Reconnaissance Orbiter).

Saiba mais sobre o Opportunity e seu irmão gêmeo Spirit


Foto: Imagem captada pela câmera de navegação do robô Opportunity mostra a trilha deixada após os engenheiros tentarem um melhor posicionamento para a captação da energia solar. Crédito: NASA/JPL/Caltech.






Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Governar é roubar, todo mundo sabe disso" - Calígula