Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Sexta-feira, 21 jan 2005 - 09h59

Sonda Opportunity acha meteorito na superfície de Marte

A sonda norte-americana Opportunity determinou que uma estranha rocha encontrada na superfície do planeta Marte, em forma de bulbo, é na realidade um meteorito. Isso poderá dar aos cientistas novas pistas de como a superfície marciana foi criada ao longo do tempo.

No entanto, os cientistas não estão muito interessados nesta rocha em particular. Eles estão mais interessados em saber se outros objetos ao redor também são meteoritos e como os ventos marcianos estão remodelando o planeta.

Segundo o cientista Steve Squyres, que participa da missão, se a poeira que sopra continuamente estiver sendo depositada na superfície, enterrando objetos e recontruindo o terreno, os meteoritos também serão cobertos e poucos poderão ser vistos. Mas se o fino material estiver sendo continuamente retirado da superfície pelos ventos, objetos mais pesados, como os meteoritos,ficarão no terreno e poderão ser vistos.

A sonda Opportunity aterrisou na superfície marciana no dia 24 de janeiro de 2004, na região de Meridiano Planus. No dia 3 de janeiro de 2004, seu irmão gêmeo, Spirit, pousou na cratera Gusev, do outro lado do planeta.

A sonda Opportunity é um robô-geólogo de seis rodas, que rapidamente descobriu que as rochas na região de Meridiano Planus já conteram água em época remota. Essa foi a maior descoberta científica feita pelas duas sondas.


  • Saiba mais sobre a sonda Opportunity
  • Saiba mais sobre a sonda Spirit





  • Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
    Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

    "Governar é roubar, todo mundo sabe disso" - Calígula