Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Sexta-feira, 26 jun 2009 - 12h27

Spirit atola de novo em Marte em área de grande interesse

O veículo Spirit está de novo atolado nas areia de Marte, segundo informações do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência espacial americana. Uma das seis rodas da sonda está presa impedindo seu deslocamento.

Existe uma rocha na parte inferior do veículo que está impedindo que as outras rodas deslizem sobre a superfície do planeta. Além disso, uma das rodas está inutilizada.

Felizmente o Spirit atolou em um local interessante do ponto de vista científico que recebeu o nome de Tróia pela Nasa. "Foi uma casualidade. Tróia é um dos locais mais interessantes pelo qual o Spirit já passou", afirmou um dos diretores de pesquisa científica do veículo, Louis Arvidson.

Dados iniciais captados pela sonda indicam a presença de ferro na forma de sulfato férrico. As diferenças de cor observadas na superfície pela câmera panorâmica do veículo poderiam ser atribuídas a diferenças na hidratação dos sulfatos férricos.

Ventos que sopraram sobre a região durante os meses de abril e maio ajudaram a limpar os painéis solares do Spirit o que aumentou sua capacidade de energia. "A quantidade excepcional de energia permite o uso completo de todos os instrumentos do veículo explorador", declarou Richard Moddis, cientista do Centro Espacial Johnson.


Foto: O macio solo marciano ficou exposto quando as rodas do jipe-explorador "patinou" sobre a superfície do planeta. A cena foi captada no dia 29 de abril de 2009 através de três sensores nos comprimentos de onda de 750,530 e 430 nanômetros. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Cornell University.






Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Governar é roubar, todo mundo sabe disso" - Calígula