Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria:
Segunda-feira, 13 mar 2017 - 09h35

A estranha, pequena e incrível lua Pan, de Saturno

Com seu vasto sistema de anéis, o Saturno é o alvo principal dos telescópios terrestres. Se pudéssemos olha-lo bem de pertinho veríamos coisas incríveis, como a estranha lua Pan que orbita uma fenda dentro dos seus anéis.

Lua Pan Saturno
Pan tem apenas de 30 km de diâmetro e orbita dentro da divisão de Encke, entre os anéis A e F de Saturno.

Descoberta em 1990, a Lua Pan tem apenas de 30 km de diâmetro e orbita Saturno a cerca de 133 mil km de distância, dentro do intervalo ou divisão de Encke. Por ser muito pequena, Pan não conseguiu alcançar o equilíbrio hidrostático necessário para torna-la redonda e é justamente essa a sua marca.

Imagens feitas recentemente pela sonda robótica Cassini, que orbita Saturno, mostram com incrível riqueza de detalhes como é esse pequeno mundo. Alguns o descrevem como uma espécie de rosquinha, outros dizem que lembra um ravióli. De concreto, sabe-se que Pan é formada por um terreno bastante ondulado, com cumes longos e levemente craterado.

Aneis de Saturno e suas divisoes
Principais divisões dos anéis de Saturno, com destaque para as divisões de Cassini e Enche.

A divisão de Encke, onde orbita Pan, tem 325 km de largura e é a segunda maior divisão entre os anéis de Saturno, perdendo apenas para a gigantesca divisão de Cassini. Encke se localiza entre os anéis A e F do gigante gasoso.

Detalhe da divisao de Encke
Detalhe da divisão de Encke. Observe as ondulações na borda do anel A, provocadas pela interação gravitacional reveladora da presença da Lua Pan dentro da divisão.

Enquanto a divisão de Cassini, entre os anéis A e B, pode ser facilmente observada da Terra com auxílio de uma pequena luneta, a divisão de Encke requer um telescópio com diâmetros maior e óptica mais refinada.

Atualmente, sabe-se que a divisão de Encke foi criada pela própria presença de Pan, que age como uma espécie de pastor que absorve partículas ao redor, permitindo que a divisão entre os anéis A e F permaneça sempre aberta.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"As vezes eu penso que o preço da liberdade não é a eterna vigilância, mas a eterna sujeira" - George Orwell