Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Astronomia
Sexta-feira, 23 dez 2016 - 08h06

É Natal! Veja como será a céu do dia 25

Comemorar a noite de Natal pode ser muito mais que a tradicional ceia e troca de presentes. Pode também ser um momento de contemplação, especialmente se olharmos para cima, para a noite estrelada!

Estrelas do Ceu de Natal

O céu da noite de Natal é uma típica noite de verão, com as mais belas constelações do firmamento praticamente acima das nossas cabeças.

Se olharmos para o céu por volta da meia-noite, a constelação de Orion será o grande destaque, com as Três Marias Mintaka, Alnilam e Alnitak dominando centro do quadrilátero formado pela brilhante Rigel, Saiph, Betelgeuse e Belatrix.

No entanto, quem brilha com toda a força é Sirius, a estrela mais brilhante de todo o céu noturno, na constelação do Cão Maior. Sirius está a 8.6 anos-luz da Terra e é tão brilhante que servia de guia para os grandes navegadores do passado.

Via Lactea
Via Láctea, vista nos céus mais escuros.

Canopus, a segunda estrela mais brilhante no céu, também está presente na noite de natal. Ela pertence à constelação de Carina e se localiza muito longe, a 309 anos-luz de distância. Ela brilha muito forte, na magnitude aparente de -0,72.

Se você tem a sorte de morar em um lugar de céu bastante escuro, poderá também ver a leitosa via láctea, aquela faixa irregular, mais clara, brilhante, que corta o todo o firmamento.

Feliz Natal!






Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A guerra nada mais é que a continuação da política por outros meios" - Karl von Clausewitz