Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Curiosidades e Conhecimento
Quarta-feira, 12 abr 2017 - 09h38

Existem auroras polares no hemisfério sul?

Sempre que o assunto é as auroras, quase sempre nos lembramos das lindas luzes que surgem no hemisfério norte. No entanto, elas também surgem no hemisfério sul, mas são pouco observadas.

Aurora Austral
Foto de Aurora Austral feito pelo pesquisador Hunter Davis, a partir do Polo Sul do planeta.


A esmagadora maioria dos registros de auroras ocorre no hemisfério norte, mas as estatísticas mostram que o surgimento das luzes polares ocorre na mesma proporção entre os dois hemisférios.

A diferença entre a quantidade de registros ocorre devido à densidade populacional entre os extremos norte e sul da Terra. Enquanto a região norte, entre elas o norte dos EUA, Canadá, Suécia, Noruega, Islândia, etc., é altamente populosa, a região do extremo sul praticamente se limita à Terra do Fogo, no extremo da América do Sul, sul da Nova Zelândia e o continente Antártico, praticamente inabitado.

A brutal diferença de populações se traduz na quantidade de registros de auroras. Um estudo feito recentemente mostra que para cada 250 fotografias de auroras, apenas uma é feita abaixo do Círculo Polar Antártico, região ocupada principalmente por cientistas em bases exploratórias.

A foto que ilustra esse artigo é um caso típico de registro solitário e foi feito pelo pesquisador Hunter Davis, em 11 de abril de 2017, praticamente no Polo Sul do planeta.

Como surtem as Auroras?
As auroras polares ocorrem quando as partículas vindas do Sol se chocam contra a magnetosfera terrestre e são desviadas em direção às regiões extremas do planeta. Acima destas regiões, as partículas carregadas excitam os átomos de oxigênio e nitrogênio presentes na ionosfera, que ao perderem energia emitem luz. Se os átomos excitados forem os de oxigênio, as luzes terão coloração verde. Se forem os de nitrogênio, a coloração será vermelha.






Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Se tivéssemos de aturar dos outros tanto quanto nos permitimos a nós mesmos, a vida seria insuportável" - Georges Couteline