Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Astronomia
Quinta-feira, 28 jun 2018 - 10h18

Lua cola em Marte e juntos dão show na última noite de festa junina

As conjunções celestes são sempre um espetáculo no céu noturno, mas algumas vezes se tornam muito especiais. No sábado, dia 30, Marte e Lua caminharão juntos no firmamento e serão a atração mais observada na última noite de festa junina. Vamos clicar?

Conjuncao celeste entre Marte e Lua em junho de 2018
Conjunção celeste entre Marte e Lua em junho de 2018. O gráfico mostra a separação angular dos objetos às 21h00 pelo Horário de Brasília

Encontrar Marte e Lua no céu do sábado será como uma brincadeira de criança. Os dois objetos estarão presentes no horizonte a partir das 20 horas na região Sudeste, embora ainda muito baixos para serem observados na maior parte do país.

O espetáculo começa verdadeiramente a partir das 21 horas, quando o Planeta Vermelho e a Lua já estiverem bem elevados no firmamento e coincidentemente mais próximos entre si. Neste instante, a separação visual entre eles será de aproximadamente 5 graus angulares, o que equivale a cerca de 10 luas enfileiradas entre um objeto e outro.

Essa separação é bastante pequena e permitirá boas fotos,até mesmo com smartphones.

No momento da máxima aproximação de sábado, Marte estará a aproximadamente 67 milhões de quilômetros da Terra, quase 10 milhões de quilômetros mais distante que o previsto para 31 de julho, quando os dois planetas atingirão a maior aproximação observada nos últimos quinze anos, de 57.59 milhões de quilômetros.


Sobre Marte
Marte é um pouco maior que a metade da terra e para dar uma volta ao redor do Sol leva 687 dias, um pouco menos que dois anos terrestres. Para completar essa volta, o planeta vermelho percorre 9.55 UA (unidades Astronômicas), o equivalente a 1.43 bilhões de quilômetros.

Marte tem um dia com período parecido com o da Terra e completa uma revolução ao redor do próprio eixo em 24 horas e 37 minutos. Sua temperatura varia entre -140 e 20 graus Celsius. A atmosfera marciana é composta de 95% de CO2.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles