Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Astronomia
Quinta-feira, 25 mai 2017 - 10h44

Prepare-se: super lua de maio deverá causar marés mais altas

A Lua entrará na fase nova nesta quinta-feira, juntamente com sua aproximação máxima em relação à Terra. Essa coincidência astronômica fará as marés ficarem mais altas e também mais fortes. Esteja preparado.

Super Lua

Como se sabe, a Lua é a responsável direta pela variação das marés e quanto mais perto da Terra, maior sua influência gravitacional sobre nosso planeta. E é isso o que vai acontecer entre quinta-feira e sexta-feira.

Nesta quinta-feira a Lua entrará na fase nova e também estará mais perto de nós - a chamada superlua - o que significa que devemos esperar marés mais altas que as de costume.

O fenômeno da superlua acontece sempre que a Lua se torna cheia ou nova ao mesmo tempo em que atinge o perigeu, ou seja, a menor distância da Terra.

Nesta quinta-feira, a Lua entrará na fase nova, ou seja, ficará totalmente invisível aos olhos, exatamente as 16h44 BRT (Horário Brasileiro) e às 22h20 BRT atingirá o periélio. Dessa forma, as marés mais altas deverão ser observadas nas próximas 24 horas.


Como acontece a superlua
A Lua dá uma volta aparente na Terra a cada 29.5 dias e se tudo fosse perfeito, a superlua nunca existiria. Acontece que a orbita da Lua ao redor do nosso planeta não é um círculo perfeito, mas uma elipse, o que faz com que o astro se distancie ou se aproxime da Terra de modo irregular ao longo do ano.

Diagrama da superlua

Essa irregularidade do shape tem dois pontos máximos, chamados perigeu e apogeu lunar. Durante o apogeu, a distância média da Terra à Lua é de 405696 km, enquanto no perigeu essa distância média cai para 363104 km. Anomalias gravitacionais fazem com essas distâncias médias variem um pouco, produzindo perigeus e apogeus diferentes ao longo do ano, alguns deles bastante perceptíveis visualmente, principalmente quando a Lua está na fase cheia ou nova.






Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A guerra nada mais é que a continuação da política por outros meios" - Karl von Clausewitz