Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Astronomia
Quinta-feira, 11 set 2008 - 10h26

Vênus tem Lua? Nem tudo é o que parece!

Todos sabem que os dois planetas com órbitas internas, Mercúrio e Vênus, não tem luas. A partir da Terra, no entanto, todos os planetas do sistema do Sistema Solar apresentam pelo menos 1 satélite girando ao redor. Com um pequeno telescópio já é possível ver as quatro maiores luas de Júpiter, formando uma bela miniatura celeste.

Nesta noite, no entanto, nossos olhos poderão ser enganados e se olharmos para Vênus logo ao anoitecer será possível vê-lo com uma pequena lua vermelha praticamente colada ao seu lado. Mas não pensem que se trata de algum objeto recém descoberto que orbita o planeta. Vênus não tem lua, mas hoje parece que terá. Pelo menos é o que parece.

O pequeno ponto brilhante que será visível esta noite ao lado da Estrela Vespertina (outro nome de Vênus) é o planeta Marte, separado visualmente por apenas 20 segundos de grau.

Atualmente Vênus está a 220 milhões de quilômetros da Terra, enquanto Marte está a 364 milhões, mas no céu parecerão bem juntos. O motivo, naturalmente, é a posição dos objetos em cada órbita, que dá a ilusão de que ambos estão no mesmo plano. A figura abaixo explica melhor. Na cena, a linha azul é a visada de um observador na Terra.

A aproximação máxima entre dois objetos celestes recebe o nome de conjunção.

A observação desta noite não é tão fácil de ser percebida à vista desarmada, mas um pequeno binóculo já permitirá ver as duas bolinhas planetárias separadas por uma pequena diferença. Experimente!

Artes: No topo, carta celeste mostra a conjunção entre Marte e Vênus em 11 de setembro de 2008 às 19h00. Crédito Apolo11.com. Na seqüência vemos a posição orbital dos objetos envolvidos. Crédito: Nasa.





Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2016
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Quando as pessoas falam mal de ti, viva de modo que ninguém acredite nelas" - Platão