Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Tecnologias
Terça-feira, 2 jan 2018 - 09h52

Vídeo: Estranho fenômeno luminoso intriga observadores nos EUA

Um gigantesco clarão em forma de bola tomou conta do céu no sul da Califórnia, EUA, e deixou perplexas as milhares de pessoas que observavam o céu do final de semana do Natal.

Contrail da fumaca dos propulsores de um foguete Falcon 9
Gigantesco contrail provocado pelos raios de Sol sobre os gases de exaustão de um foguete Falcon 9.

O estranho fenômeno foi visto nos primeiros minutos após o Sol se pôr próximo à base aérea de Vandenberg e ocorreu devido à interação entre os raios de Sol e os gases de exaustão do primeiro e segundo estágios de um foguete Falcon 9.

O foguete, da empresa estadunidense SpaceX, partiu da base de Vandenberg no início da noite de 22 de dezembro, carregando dez satélites Iridium, de comunicação.

O fantástico efeito se formou alguns minutos após o lançamento, quando o foguete atingiu altura suficiente para que os raios do Sol, que se encontrava abaixo do horizonte, iluminassem os gases de exaustão.

Assista ao Vídeo

À medida que os gases se expandiam, maior ficava a capa gasosa. O ápice do efeito aconteceu quando pequenas bolhas menores se formaram dentro do invólucro maior, bolhas estas criadas pelos propulsores do primeiro estágio que caiam em direção à Terra.

O vídeo acima mostra em detalhes a beleza do fenômeno.






Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A morte só tem importância na medida que nos faz pensar na vida" - André Malraux