Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Terremotos
Quarta-feira, 23 abr 2008 - 07h39

Forte terremoto atinge litoral de São Paulo

Um forte tremor de terra calculado em 5.2 graus na escala Richter foi registrado às 21h00 desta terça-feira abaixo do leito submarino do litoral paulista. O evento foi sentido com muita intensidade em diversas cidades do Estado de São Paulo e Rio de Janeiro, além do Paraná e Santa Catarina. Este é o sexto maior abalo sísmico já registrado no Brasil. O maior registrado atingiu 6.2 graus no ano de 1955.

O evento desta terça-feira foi localizado a 10 quilômetros de profundidade, sob as coordenadas 25.713°S, 45.438°W, aproximadamente a 215 quilômetros do sul-sudeste da cidade costeira de São Vicente e 270 quilômetros a sul-sudeste de São Paulo.

Na cidade de São Paulo o tremor foi sentido em diversas localidades. Segundo Eric Machado Costa, morador do bairro do Butantã, o tremor durou cerca de 60 segundos, mas não chegou a cortar a energia nem tirar os objetos do lugar. Segundo Costa, a sensação foi parecida com a de estar em um ônibus em movimento em asfalto ligeiramente falho. Em Vila Alpina os bombeiros receberam uma chamada dos funcionários de um hospital que disseram que o edifício apresentou rachaduras.

Diversos e-mails chegaram ao Apolo11 durante toda a noite de ontem. A maioria dos relatos era de moradores da capital paulista e cidades vizinhas, além de internautas das cidades litorâneas de Itanhaém, Praia Grande, Santos e São Vicente.


Falha Geológica
O terremoto desta terça-feira não é um evento comum e ocorreu há milhares de quilômetros das bordas da placa sul-americana, onde está assentado o continente e da placa africana, a leste. Sua causa não é conhecida e provavelmente se trata de um evento causado ao longo de alguma falha geológica. Até às 07h30 desta quarta-feira não haviam sido registrados novos abalos.

Nota: Esta matéria será atualizada ao longo do dia.

  • Saiba onde estão as falhas geológicas brasileiras.

    Artes: No topo, mapa de propagação mostra o tempo que as ondas sísmicas levaram para atingir diversas partes da Terra após o evento. Na seqüência, aplicativo SatMap mostra o local do evento. Clique sobre o mapa para ampliar e navegar.


    Relatos de Internautas

    Abaixo seguem alguns relatos escolhidos aleatoriamente e que chegaram ao Apolo11 através de email. Os textos são originais e não foram corrigidos ou modificados.

    BOA NOITE, MORO EM SAO PAULO CAPITAL, BAIRRO DA ZONA LESTE, VILA AMTILDE HOJE, DIA 22 DE ABRIL DE 2008, POR VOLTA DAS 21HORAS, SENTIMOS AQUI EM CASA E MUITAS OUTRAS PESSOAS Q MORAM NO ESMO PREDIO, A TERRA TREMER. O PREDIO TREMEU, DEU PRA VER O LUSTRE BALANÇAR POR ALGUNS SEGUNDOS. MUITO ESTRANHO E UMA SENSAÇÃO TERRIVEL. UM AMIGO MEU, QUE MORA TB EM SP, MAS NA ZONA NORTE, ME DISSE POR MSN, QUE TAMBEM SENTIU O TREMOR DE TERRA NO MESMO HORARIO. GOSTARIA DE SABER SE VOCES TEM ALGUM DADO TECNICO QUE MOSTRE O QUE PODE TER ACONTECIDO.. MUITO OBRIGADO E AGUARDO RETORNO
    KLEBER DE CASTRO - SÃO PAULO


    Gostaria de saber se voces tem a causa do tremor que ocorreu hoje dia 22.04.08 na Grande Sao Paulo, onde pude sentir tremos e inclusive barulho. Vide a TV e grandes provedores. Moro na Cidade de Carapicuiba - Granja Viana, bairro muito tranquilo e silencioso, muito verde, deu para sentir muito o tremor.
    Harley Fernandes Alves - carapicuiba/SP
    Boa noite! Estou mandando esse e-mail, gostaria de uma informação. moro em São Paulo, no bairro ipiranga, proximo das 21:15 não só eu mais alguns moradores do edificio sentimos o predio tremer e outro edificio ao lado também. Gostaria de saber ser houve algum terremoto no Brasil ou perto.
    José de arimatéia Oliveira de Souza - São Paulo/SP
    Por volta das 21:10 hs mais ou menos,senti minha casa estremecer. Achei que fosse um caminhão de grande porte passando porque minha casa é sobrado e às vezes treme mesmo, mas não foi mais intenso que o habitual, tremeu mesmo. Logo minha cunhada que mora mais longe de mim ligou perguntando se eu também senti. Foi aí que concluímos que fosse um possível terremoto. Estou com medo e todos da vizinhança também. Peço averiguação. obrigada
    Gleide - ???
    Prezados srs. Gostaria de informacoes sobre pravavel abalo sismico ocorrido na zona sul da cidade de Sao Paulo.Estava no meu apartamento localizado no jardim da saude e senti o predio tremer,os vasos balancarem violentamente e o sofa deslocar-se de sua posicao. Aguardo informacoes
    Fatima Waldvogel - São Paulo/SP
    Estou em casa na cobertura da rua almirante marques de leao, xxx apto xx estava no computador e meu apto tremeu tanto eu como o apto 36 sentimos o tremor gostariamos de saber se isso occore em nivel nacional ou so em sp no meu apto. nao consigo falar no 193 corpo de bombeiro.
    Marcelo Folks
    ACABAMOS DE SENTIR UM FORTE TREMOR DE TERRA AQUI EM MEU BAIRRO - VILA CAIÇARA - CIDADE DE PRAIA GRANDE/SP - LITORAL SUL, A DOIS QUARTEIROS DA PRAIA. O ABALO DUROU POR VOLTA DE 10 SEGUNDOS, ERA 21h15. CONSULTEI UMA AMIGA QUE MORA NA CIDADE VIZINHA A MINHA - CIDADE DE MONGAGUÁ/SP - ELA TAMBÉM MORA A DOIS QUARTEIRÕES DA PRAIA, QUE TAMBÉM DISSE TER SENTIDO O ABOLO COM BASTANTE INTENSIDADE. VOCÊS TÊM ALGUM REGISTRO DISSO? HÁ ALGUM PERIGO DE NOVOS ABALOS, MAIS FORTES?
    Regina Rivra - Praia Grande / SP
    Sentimos um tremor na regiao de santo andre por volta das 21:00 hs, outras pessoas vizinhas e bairros vizinhos como o baeta neves em sbc tambem sentiram, o que pode ter acontecido
    fernandes macedo - Santo André/SP
    Tive a impressão de sentir um tremor em minha Santos há pouco e o porteiro do prédio afirmou que outro vizinho também relatou o mesmo. Onde posso checar essa informação???
    Renata de oliveira costa - Santos/SP
    Ola, moro em Sao Paulo - SP e nesta terca-feira por volta das 21:00H eu senti um grande tremor no predio em que moro na regiao da Mooca (Zona Leste), gostaria de saber se voces detectaram algum tremor de terra ou se devo me preocupar mais ainda e mandar averiguar o predio. Obrigado desde ja,
    Rodrigo Ferrari - São Paulo/SP
    Olá, meu nome é Eric e gostaria de deixar registrado que há cerca de uns 15min houveram tremores de terra leves, mas BEM perceptíveis na região onde moro, Butantã - próximo a Taboão da Serra, São Paulo. O tremor durou cerca de 60 segundos e não chegou a oscilar energia nem tirar os objetos do lugar, mas a sensação foi parecida com a de estar em um ônibus em movimento em asfalto ligeiramente falho. Já ocorreram vários outros tremores parecidos, mas duravam apenas uns 5 segundos. Esse foi o de maior duração!!! Apenas escrevi para deixar registrado caso haja relatos parecidos em na região. Abraços!!!
    Eric Machado Costa - São Paulo/SP
    Moro em São Paulo, na Zona Oeste. Estou em meu apartamento neste momento, sentado, trabalhando e senti um significativo tremor em meu apartamento. Minha cadeira balançou, meu computador, e demais itens da casa. É normal isso ?
    Reginaldo - São Paulo/SP





  • Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
    Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

    "A maioria dos homens é mais capaz de grandes ações do que de boas ações" - Montesquieu