Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Clima e Meteorologia
Sábado, 15 jan 2011 - 08h00

Moradores de região serrana do Rio sentem tremores no solo

Moradores do distrito de Boa Esperança, localizado em Nova Friburgo, informaram que na terça-feira diversos habitantes sentiram o chão tremer. Em entrevista ao portal R7, a moradora Melissa de Almeida, que esteve no local após o deslizamento, a sensação era como se bombas de festa junina estourassem sob o chão das casas. De acordo com Melissa, moradores relataram diversos estalos também no interior das casas.

Falhas geológicas brasileiras - Região serrana do Rio de Janeiro
Clique para ampliar

É importante notar que não foi registrado qualquer abalo sísmico na região. Essas micro acomodações de solo são bastante comuns após grandes desmoronamentos e muitas vezes são relatadas por populações localizadas a mais de 50 km do local do evento. Normalmente, são provocados por leves ou profundas distorções no nível do solo, que precisa se deslocar para suportar gigantescas cargas de rochas e terra sobre locais que antes eram destinados a leitos de rios, túneis e galerias pluviais.

Por outro lado, não se pode descartar a hipótese de que o desmoronamento tenha induzido tensões em seções da falha geológica BR 42, por onde as cidades da região serrana estão encaixadas, mas a possibilidade de que isso tenha ocorrido é muito pequena, uma vez que apenas moradores de uma mesma localidade relataram o fato, reforçando a hipótese de ter sido um acomodamento natural do solo.


Vítimas por deslizamentos chegam a 548
De acordo com os últimos dados informados às 06h21 da manhã desse sábado (15/jan/2011), o número de vítimas em consequência dos deslizamentos na região serrana do Rio de Janeiro chegou a 548 pessoas.

A maior parte das vítimas se encontra em Nova Friburgo, com 247 fatalidades e Teresópolis, com 238 vítimas. Em Sumidouro já foram contabilizados 18 mortos e em Petrópolis o número é de 43. No município São José do Vale do Rio Preto a prefeitura informou que duas pessoas morreram.


Arte: Mapa mostra a localização das cidades serranas do Rio de Janeiro assentadas ao longo da falha geológica BR 42. Crédito: Apolo11.com






Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe. O que chamamos de acso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire