Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Fenômenos Naturais - Terremotos
Quarta-feira, 13 jan 2010 - 09h26

Terremoto do Haiti foi causado por deslizamento entre placas

O mundo presenciou na noite de ontem (13/jan) uma das mais impressionantes forças da natureza, materializada na forma de um poderoso terremoto de 7.0 graus de magnitude ocorrido no sul da Ilha de Hispaniola, próximo a Porto Príncipe, no Haiti. Ainda não se conhece exatamente a extensão da tragédia, mas devido à localidade e condições estruturais do país o número de mortos deverá ser muito alto.

Terremoto Haiti - Placa tectônica caribenha
Clique para ampliar

O abalo ocorreu às 19h53 pelo horário de Brasília (17h53 hora local) e foi localizado10 km abaixo do nível do mar, sob as coordenadas 18.45N e 72.44W, aproximadamente a 15 km do sudoeste de Porto Príncipe e 145 km a oeste-noroeste de Barahona, na República Dominicana. Devido às características do tremor, o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico emitiu alerta de ondas gigantes para a Região do Caribe, mas uma hora depois foi suspenso.

sismograma terremoto haiti 2010

Dezenas de aftershocks (réplicas que ocorrem após um terremoto de grande porte) foram registradas logo após o evento, com 33 terremotos registrados nas 10 horas seguintes, um deles medindo 5.9 graus de magnitude. Cálculos mostram que o evento principal de 7.0 graus liberou a energia equivalente a 475 mil toneladas de TNT, similar à detonação de 25 bombas atômicas.

sismicidade terremoto haiti 2010

Placas tectônicas
O terremoto que ocorreu no Haiti foi provocado pelo deslizamento e compressão entre as placas tectônicas norte-americana e caribenha. Ali, a placa caribenha se move em sentido leste a 20 milímetros por ano com relação à placa superior. Além do deslocamento entre as duas placas, o local em que ocorreu o sismo é também compartilhado por outro sistema de falhas, composto pela falha Setentrional ao norte do Haiti e a falha Enriquillo-Plaintain, no sul do país, que também apresentam movimentos de escorregamento e compressão entre si à razão de 7 milímetros por ano.

PainelGlobal: Acompanhe com outros usuários este e outros eventos da natureza


Artes: No topo, gráfico mostra o sistema de placas que atua sobre a região de Hispaniola, responsável pelo terremoto no Haiti. Na sequência, sismograma do evento, como registrado pela estação da Universidade federal do Rio Grande do Norte. Acima, mapa mostra a grande quantidade de tremores que a região de Hispaniola está sujeita. Apesar da grande quantidade de eventos, o sismo de 7.0 graus é o maior já registrado nos últimos 200 anos naquela região. Créditos: Apolo11.com/USGS/UFRN.






Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2017
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las" - Aristóteles