Espaço - Ciência - Fenômenos Naturais

Acorde cedo, olhe para o céu e contemple a beleza da conjunção

Sexta-feira, 14 ago 2020 - 09h28
Por Rogério Leite
Se você costuma acordar cedo provavelmente já viu o brilhante ponto que está no céu. É Vênus, não é segredo pra ninguém. Mas neste fim de semana o espetáculo estará mais completo, com a Lua minguante coladinha na estrela vespertina. Fotografe!

Carta celeste mostra a Lua e Vênus muito próximos às 06 da manhã de 15 de agosto de 2020. Promete bons cliques!

Das efemérides astronômicas mais comuns, as conjunções celestes estão no topo da lista. Elas acontecem muitas vezes ao ano e geralmente envolvem os planetas visíveis. No entanto, quando um dos participantes é a Lua, a beleza se torna ímpar. E se a fase for minguante ou crescente, a composição visual se torna deslumbrante.

Neste final de semana, especialmente na manhã de sábado, 15 de agosto, teremos uma conjunção muito especial. Às 6 da manhã a Lua estará apenas 16% iluminada e visualmente muito perto de Vênus, que estará brilhando fortemente na magnitude -3.5. Essa combinação tornará o espetáculo muito belo e também um belo alvo para os fotógrafos matutinos.

No domingo o espetáculo continua, mas a Lua estará mais baixa no horizonte, dentro da constelação de Gêmeos, com apenas 9% do seu disco iluminado. Como estará mais baixa, os raios de Sol ofuscarão bastante o seu brilho, mas ainda assim perfeitamente perceptível ao olho humano. O desafio será conseguir uma boa foto, mas se você se esforçar um pouco, poderá conseguir alguns cliques de tirar o fôlego. Vai tentar?

Bons céus!

LEIA MAIS NOTÍCIAS


APOLO11.COM
Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

O país rela, esse é bom, revela os melhores instintos; mas o país oficial, esse é caricato e burlesco" - Machado de Assis